Co-criador de sistema inovador e líder de mercado para casas noturnas, Edilson Osório Júnior, decidiu utilizar seu conhecimento em tecnologia para melhorar a qualidade de vida da terceira idade
Ele conseguiu criar um sistema para ajudar as casas noturnas a aperfeiçoar o atendimento e gerenciamento, possibilitando, por exemplo, que o cliente evite filas, pagando a conta através de um aplicativo. Em parceria com o irmão, deu vida a uma nova OZ Technology, em 2004. O software virou referência no mercado por ter sido o primeiro sistema para controle e administração de casas noturnas em Linux, com controle de acesso e pagamento por biometria, além de análise estatística e de perfil do cliente. Agradou os donos, aumentou o faturamento, mas não satisfez, por muito tempo, um dos idealizadores da ideia.
Edilson Osório Júnior, apaixonado por tecnologia, vivia em um ambiente jovem, promissor e imediatista, mas decidiu que não era bem aquilo que queria para sua vida. Mudou de rumo, foi para a direção contrária.
Em 2012, durante a realização do Oracle Executive Edge, um evento voltado para executivos, ele teve uma percepção. “Pude ver que pouca coisa na área de tecnologia estava sendo aplicada à saúde”, conta. Porém, o insight ocorreu um pouco depois, na apresentação da Delloite sobre o futuro do Brasil, em números, até 2020. Havia um mercado em pleno crescimento, mas desassistido.
“Comecei a procurar gaps de mercado na área de terceira idade e percebi que a venda de produtos não estava atenta a esse público”, diz. Resultado: virou um especialista na área. Sabe dados de cor e fez inúmeras pesquisas para saber quais são as necessidades dessa faixa etária.
Osório descobriu, por exemplo, que, de acordo com algumas estatísticas, em 2035/2040 existirão mais idosos no Brasil do que crianças nascendo, que o IBGE já mostra um crescimento no número de casas de repouso e o INSS não terá mais orçamento para atender essa parcela da população, em 2018.
“Ao mesmo tempo em que aparecerão diversos desafios para essa faixa etária, surgirão inúmeras oportunidades de negócio”, detalha. Após essa imersão no mercado da terceira idade, saiu atrás de parcerias. Conseguiu apoio da Mobil Saúde e colocou no ar um e-commerce para disponibilizar os produtos fabricados pela empresa. “Também tive o cuidado de fazer dezenas de ajustes na loja virtual para que o público-alvo pudesse adquirir os produtos com facilidade”. Nascia a Daruni Healthcare.
Além da loja, decidiu criar um ambiente, “um mini Ecossistema”, para que a pessoa ficasse o maior tempo possível dentro da plataforma. “Assim eu conseguiria uma exposição maior da minha marca e ainda poderia explorar a possibilidade de vender mais produtos ou anúncios”. Fez novas pesquisas e percebeu que a internet era carente de um portal de notícias relacionadas à terceira idade. “Então disponibilizei um portal para agregar notícias específicas sobre o assunto e também um portal de empregos para especialistas e empregadores”, explica.
Atualmente, CEO e fundador da Daruni Healthcare, Edilson Osório Júnior está satisfeito com seu trabalho, mas quer continuar melhorando, investindo, inovando. Tendo como motivação principal utilizar a tecnologia a serviço da terceira idade, ele quer que a empresa funcione como um agregador de qualidade de vida para esse público. “Nós escolhemos ir a fundo a cada escolha: atender muito bem o público de terceira idade que necessita de cuidados com a saúde, fornecendo qualidade de vida e bem-estar, seja no fornecimento de um produto ou em uma informação”, sintetiza.
O principal objetivo do empreendedor é tornar a Daruni Healthcare uma referência no mercado. Para isso, além do e-commerce e do portal, o empresário está envolvido em um projeto que promete não só melhorar a qualidade de vida desse público, mas salvar vidas.
Espere para ver: você ainda vai ouvir falar muito dele.