*Por Paul McMeekin, diretor de marketing e mercados em expansão da ACI Worldwide
Não é preciso dizer que este é um ótimo momento para fazer parte da indústria de pagamentos. Novas empresas, assim como aquelas que já estão no mercado, têm investido centenas de milhões de dólares e incontáveis horas para melhorar a infraestrutura deste setor.
A impressão que tenho é que toda semana grandes companhias da indústria financeira apostam em startups de blockchain e estas, por sua vez, apresentam novas abordagens revolucionárias dessa tecnologia. Como muitas vezes é difícil separar o hype da realidade, fiz algumas pesquisas adicionais para entender melhor essa tendência.
O que descobri? O potencial do blockchain para os marketplaces é muito alto e pode transformar os modelos de negócios existentes. Isso, claro, parece bastante óbvio e poderia ter sido escrito há meses, mas também encontrei outras coisas:
- Tecnologias públicas de blockchain não oferecem a rapidez e escalabilidade necessárias para suportar a adoção em massa para uso com altos volumes de dados. No entanto, uma rede privada construída sobre este modelo pode trazer um enorme valor para a indústria de pagamentos;
- As soluções baseadas em blockchain ainda estão imaturas e será preciso provar sua capacidade de suportar as necessidades de negócio. Minha opinião é que ainda levará entre 3 e 5 anos para que haja adoção substancial e impacto sobre os custos e receitas;
- Essa tecnologia pode ser implementada a modelos de processamento de pagamento existentes;
- O foco atual da indústria está nos pagamentos em tempo real e em como o processo de compensação deverá conduzir o interesse nestas novas tecnologias.
Livros-razão, documentos que reúnem todos os registros contábeis de uma empresa, que são públicos já existem – muitos funcionam com o blockchain e provam que há uma limitação nas transações. Os 7 a 10 segundos necessários para completar uma transação são muito longos em comparação à expectativa do consumidor atual de 25 milissegundos para um pagamento com cartão. No entanto, a liquidação para o comerciante é significativamente mais rápida e mais segura do que a média de 2 dias úteis que é praticada hoje.
Existem múltiplos usos potenciais do blockchain. Muitas pessoas ao redor do mundo têm explorado ativamente e desenvolvido soluções a partir deste modelo e já temos alguns exemplos.
Nos serviços bancários para o Atacado, é possível aplicar a tecnologia ao processo de compensação. Dessa forma, as instituições financeiras e seus clientes conseguem ter uma visão única de seus balanços e transações. Além disso, as empresas podem manter um livro-razão incontestável, permanente, atualizado e distribuído que é inviolável e proporciona imenso valor nos pagamentos por atacado que envolvem bancos, clientes e agentes reguladores.
Já nos serviços para o Varejo, as melhorias têm a ver com atendimento ao cliente e transferência de fundos. No primeiro caso, os benefícios virão do aprimoramento da visibilidade e consistência das informações sobre transações, o que reduz a complexidade e incidência de exceções e melhora o acesso e visibilidade dos status de pagamentos a qualquer momento.
Com relação à transferência de fundos, os benefícios podem ser aproveitados também pelo atacado. O blockchain pode ser aplicado a uma variedade de cenários de pagamento, como os nacionais com moeda única. Nesse modelo, o impacto seria na redução ou eliminação da necessidade de uma central processadora e no fim dos atrasos na liquidação de transações brutas ou líquidas, que passarão a ser em tempo real.
Quando aplicado a pagamentos internacionais, os benefícios incluem liquidação em tempo real e a alteração ou substituição de correspondência bancária tradicional – o que torna o processo mais rápido e menos custoso.
Sou um defensor do blockchain. Se adotado em pequenas redes ou mercados altamente segmentados, ele pode trazer benefícios incríveis e um verdadeiro valor comercial para a indústria de pagamentos. No entanto, esse modelo não está completamente pronto para a adoção em transações de consumo de grandes massas – isso pode se tornar real em 3 ou 5 anos. E mais importante, há um valor real a ser explorado com a implantação de tecnologias blockchain no processo de compensação e liquidação. Estou ansioso para descobrir o que os próximos anos trarão dentro deste mercado.