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Novo tipo consumidor brasileiro de lojas on-line forçam mudanças de cenário

por Carlos Xandelly

Interessantemente e mudando completamente o cenário do e-commerce no Brasil, inclusive forçando aos lojistas a mudarem planos e reverem conceitos, os consumidores que mais consomem hoje nas boas lojas de diferentes segmentos na web é composto pela maioria da classe “C”.

Um dado revelado através da revista PEGN número 280(maio-2012)[bb] pg 88, informa aos leitores que mais de 60% de consumidores de lojas on-line (e-commerce) é realizado por consumidores novatos e que tem origem das antigas classes “A” e “B” da classe sócio-econômica do Brasil. Hoje integrantes da classe “C”, a nova classe ‘média’ do Brasil.

… responsável por 61% das vendas realizadas com novatos no e-c0mmerce, a classe C já abrange 54% da população do País. A previsão é de que o aumento do consumo entre este público atinja 50% até o final deste ano (2012)…

Percebemos que desde o finalzinho de 2011 e início de 2012 as lojas mudaram conceitos e fizeram uma verdadeira e radical mudança tanto em política de preços quanto principalmente em segmentos de produtos diferenciados. Algumas boas lojas de referência que antes vendiam somente equipamentos High-End tiveram que mudar ‘forçadamente’ para incluirem em seus catálogos on-line outros produtos de entrada e assim entrarem na competividade de preços e ofertas de produtos, visando justamente atender a este tipo de consumidor – que é o atual e esmagador usuário e comprador destas lojas no Brasil.

Num rápido bate-papo informal com o gerente CTIS – unidade Campinas, ao qual possuem uma rede de lojas físicas por todo o País e mais o centro de Distribuição e vendas On-Line, Sr. Fábio revela dados que vem diretamente ao artigo em tela: A loja tanto física quanto principalmente virtual teve que sofrer mudanças em preços, conteúdo e de aumentar o maior conteúdo possível de produtos eletroeletrônicos, desde os produtos mais baratos até os mais caros.

Para continuar no mercado de lojas on-line do Brasil[bb] e ser competitiva, é necessário hoje ter uma política muito agressiva de preços, ofertando o máximo possível e assim ter um lucro razoável na quantidade de peças vendas. Bem como introduzir outros dispositivos e ofertas de entrada, principalmente equipamentos mais baratos e mais simples, que é onde justamente entra esta massiva classe consumidora do País.

Até meados de 2008/09 fazer compras pela Internet era uma questão de luxo e comodidade e que atendia somente uma pequena leva de usuários que pertenciam a um outro cenário, desde então, este tipo usuário veio mudando, e chegando finalmente em 2011 e início de 2012 a quebrar totalmente os conceitos e fazer com que o e-commerce mude por completo no Brasil. Estima-se que para 2012 o aumento de consumo neste tipo de comércio aumente em 69%.

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A cada ano, a Internet tem ficado mais presente na vida das pessoas. As pessoas utilizam a rede para se manterem atualizadas sobre o que acontece no mundo, no país ou em sua cidade e também para buscar informações sobre produtos ou serviços que pretendem comprar/contratar e principalmente nos dias atuais, esta nova classe de consumidores ativos usam para finalizarem suas aquisições. O e-commerce que deseja aumentar seu faturamento e atingir um maior número de consumidores em potencial, tem que estar presente na webde forma agressiva e presente.

 

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