O comportamento dos consumidores no mundo virtual é alterado à medida que novas ferramentas e facilidades surgem no universo online. Toda novidade que permite ao cliente economizar tempo de uma forma segura acaba sendo muito bem recebida.
São José SC (DINO)
O comportamento dos consumidores no mundo virtual é alterado à medida que novas ferramentas e facilidades surgem no universo online. Toda novidade que permite ao cliente economizar tempo de uma forma segura acaba sendo muito bem recebida. Não há como negar: o avanço da tecnologia transformou o modo como as pessoas pesquisam e fazem suas buscas por algum produto ou serviço na web. Isso pode ser notado especialmente de 2011 até hoje, quando estas mudanças se acentuaram tanto que novos cargos tiveram que ser criados para sanar demandas crescentes nesse setor. A chegada do Google e da tecnologia Mobile acabou por ditar uma nova regra no mercado. A empresa que não estiver com boas posições nos mecanismos de busca pode acabar perdendo uma boa fração de clientes para a concorrência.
No ano de 2016, o Brasil registrou um índice maior de acessos à internet através de dispositivos móveis do que via Desktop. Pensando nisso, um empreendedor resolveu deixar de investir em seu cargo como Coordenador de Marketing Digital em grandes empresas de Florianópolis (SC) para buscar sanar um nicho que não estava sendo devidamente atendido nos quesitos qualidade e preço. Assim, este empresário buscou uma nova abordagem de trabalho: o uso inteligente de técnicas de SEO e SEO LOCAL. Com esta estratégia, a agência de Marketing Digital Inside Digital conseguiu boas posições no Google, aumentando as chances de se conseguir bons leads através do próprio Google. O resultado? Em apenas oito meses de atividade a agência já possui clientes em mais de cinco estados diferentes.
Diego Martins, CEO da Inside Digital, conta como foi possível este novo direcionamento de sua carreira: “comecei em abril deste ano com a ideia. Muitos me disseram que não daria certo e que eu estava ‘doido’, arriscando tanto diante do momento financeiro que o país estava vivendo. Mesmo assim, acreditei no que a teoria me ensinou e naquilo que fui moldado por anos de prática. Em seis meses, diante da intensa procura pelo nosso trabalho, já temos uma equipe composta por quatro pessoas, onde o profissional trabalha de onde quiser. O que nos importa é somente a qualidade e o resultado do trabalho. É isso que trazemos e levamos para nossos clientes. Acredito que com iniciativas como esta, 2017 já começa em alta para o setor Digital”.
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) são técnicas de programação Web e Conteúdo que, quando utilizadas de forma estratégica, são capazes de fazer com que sites ou blogs de empresas ou profissionais autônomos tenham boas posições no Google. Quando você contrata um profissional especializado em SEO, você pode melhorar a sua visibilidade na web passando a confiança e a credibilidade que o seu cliente necessita da melhor forma possível, elevando a posição do seu site ou blog para os termos que sua empresa gostaria de atingir. O SEO e SEO LOCAL são compostos por quatro fatores de ranqueamento, sendo eles:
– SEO ONPAGE – é toda técnica desenvolvida dentro do seu site, possibilitando que os motores de busca indexem seu site corretamente diante do público ao qual deseja atingir;
– CONTEÚDO – seu site deve seguir algumas premissas, como ter um blog com conteúdo de qualidade, totalmente estruturado. Assim, é possível que você tenha autoridade e credibilidade na WEB. Seguindo este princípio, você terá uma taxa de rejeição muito menor;
– LINKS – assim como no mundo real, precisamos de boas indicações para acertarmos em nossas escolhas. Bons profissionais, bons empregos e boas empresas podem ser indicados por pessoas satisfeitas. O Google trabalha basicamente dessa mesma forma: quanto maior a relevância e a qualidade que os sites do seu segmento apontam para você, maiores são as chances de seu site ter boas posições perante o seu concorrente. Para ter bons resultados com ações de Link Building é fundamental que você conheça sobre o assunto para que “o tiro não saia pela culatra”. O algoritmo do Google está cada vez mais “esperto” com técnicas de blackHAT, que visam enganar os motores de busca favorecendo algum site para se conseguir boas posições. Diante das novas atualizações de algoritmo que a empresa vem lançando constantemente, práticas como esta são uma péssima aposta para a reputação de qualquer empresa na web;
– SEO LOCAL – O termo é destinado a técnicas de SEO LOCAL para empresas. Seria, basicamente, a otimização do segmento que sua empresa atua no contexto da localidade que a empresa gostaria de atingir, podendo ser crucial para o sucesso do seu E-commerce, tendo em vista que para o segmento de E-commerce, o SEO é fundamental.
O advento do SEO local direcionado – como funciona e de onde surgiu?
Diante da forte demanda e busca por serviços e produtos via web, nos deparamos com a seguinte questão: por que não segmentar as buscas por praça/cidade e palavra-chave, serviço/produto? Parece complicado? Imagine a seguinte situação: você abriu um escritório de contabilidade em alguma capital brasileira. Sabendo que seu site será novo para o Google, devemos começar a fazer o ranqueamento para palavras-chave de “Cauda Longa”, termo e técnica criados pelo especialista Chris Anderson (The long tail). Esta técnica consiste na junção de três ou mais palavras, partindo então para uma análise no Google Analytics para verificar de qual estado seu site está recebendo mais visitas e direcionar para cidades-pólo. O que é preciso ter em mente é que o escritório de contabilidade tem Know-How em empresas de TI e que grande parte das visitas vem de São Paulo. É interessante que seja feita uma página dedicada com otimização ONPAGE e um bom conteúdo para o termo e a cidade para a qual se deseja ranqueamento. Por exemplo: para palavras-chave como “Escritório de Contabilidade em Campinas” ou “Contabilidade para empresas de TI”, uma boa ferramenta que você pode utilizar é o Google Trends, aliado ao planejador de palavras-chave do Google para analisar o volume de busca de cada termo e optar sempre pelos medianos. Fazendo uso destas técnicas é possível ter um aumento de ROI em 6 (seis) meses, afirma Diego Martins, CEO da Inside Digital.