Bondade chamar aquilo de estrada.
Não que houvesse buracos, dos quais bem ou mal se desvia, nem caminho de cascalho em que os incômodos são os sacolejos e as pedras que se soltam.
O negócio era nível hard mesmo, via de areia fina e poeirenta no coração da caatinga baiana.
A história era que até caminhonetes estavam atolando por ali, precisando ser resgatadas por tratores. Nosso teste era saber se a Ford Ranger Limited 2016 iria aguentar o tranco e nos levar sem grandes percalços até o novo garimpo de ametistas encontrado na cidade de Sento Sé, a 696 km de Salvador, local cercado de um lado pelo Velho Chico e do outro lado por belíssimas serras.
Aguentou.
A Ranger Limited 4×4, topo de linha, custa R$ 185.190, e traz sob o capô o motor turbo diesel 3.2 L, com 20 V e 200 cv de potência que trabalha bem na estrada ao realizar ultrapassagens e retomadas.
Assista o vídeo Auto Esporte – estradas rurais de Guapé MG
https://youtu.be/gA9mPOTOTlk
A transmissão é automática, mas há opção de trocar marchas manualmente por meio da alavanca de câmbio.
Antes de chegar à parte mais desafiadora da missão, aproveitamos o asfalto para conhecer os equipamentos que o carro tem para oferecer.
O que chamou a atenção, ainda na estrada asfaltada rumo ao município;
Foi o cuidado com a segurança. Os sensores vão além de ajudar o motorista a estacionar (e para isso, claro, há também a câmera de ré).
Quando está próximo do veículo à frente, uma luz vermelha aparece na linha de visão do condutor.
E se ele insiste na aproximação, com uma distância não segura, vem o sinal sonoro anticolisão.
Outro alerta é o de condutor fatigado, um lembrete de que o motorista precisa parar para descansar e tomar um café (sim, há o desenho da xícara).
Há também o sistema de permanência em faixa, com mais alertas sonoros e direito a tremidinha no volante.
E se você por acaso se esquecer de indicar o destino da viagem no navegador;
Como foi o nosso caso, não poderá fazer isso com o carro em movimento.
Para prevenir distrações do motorista, o campo do endereço fica desativado nestes casos, mesmo que a tarefa caiba ao carona.
Dando uma paradinha, tudo se ajeita, e você, além de chegar sem se perder ao destino;
Vai poder descobrir o nome daquela aglomeração minúscula de casas ali na beira da estrada.
A estabilidade da picape também chama a atenção.
Não vá descuidar do velocímetro, porque a impressão que se tem é de se estar andando a uma velocidade bem menor do que o instrumento indica;
Sensação fortalecida pelo isolamento acústico da cabine.
Conforto
Mas o pior ainda estava por vir.
Durante a viagem, a Ranger enfrentou diferentes tipos de terreno, entre eles areia, pedra e cascalho, até chegar ao garimpo.
Irregularidade que normalmente tornaria o trajeto muito desconfortável.
Mas o modelo se mostrou preparado, deixando os ocupantes do veículo menos cansados do que ficariam em outro tipo de carro.
O modelo oferta tração nas quatro rodas e reduzida, facilmente acionadas por um seletor no console central.
A direção tem assistência elétrica que deixa a dirigibilidade leve e ajuda a realizar manobras com a picape sem muito esforço.
A suspensão tem bom ângulo de ataque e saída, assim como curso mais do que adequado para buracos, valas e outros obstáculos que enfrentamos pelo caminho.
Por dentro, o conforto está presente também para quem vai de carona, sem maiores preocupações, aproveitando o espaço do carro.
A Ranger é equipada ainda com uma tela multimídia que garante a distração a bordo.
O sistema Sync tem recursos de entretenimento;
CD/MP3 player, entrada USB, bluetooth, comando de voz para áudio e o uso do smartphone.
A Ford oferece ainda o sistema de assistência de emergência, que pode fazer ligações para o Samu, e o AppLink, com 17 aplicativos já instalados.
Em 2016, a Ranger passou por leves mudanças no visual e ganhou atrativos tecnológicos para enfrentar a acirrada concorrência contra;
Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier
Fonte: A Tarde
Créditos: Tatiana Mendonça e Lhays Feliciano