Laser da Thales é usado na missão Marte 2020:
Hoje, 18 de fevereiro, quando o rover Perseverance aterrissar em Marte, o laser da Thales entrará em serviço como parte da SuperCam, os “olhos” do rover, para determinar as composições química e orgânica das amostras das rochas marcianas previstas na missão Marte 2020.
Hoje, 18 de fevereiro, o rover Perseverance — um componente-chave da missão Marte 2020, da NASA;
Pousará no Planeta Vermelho após uma longa viagem de sete meses. A SuperCam, um dos sete instrumentos estratégicos a bordo, é uma combinação poderosa de tecnologias projetadas para analisar, caracterizar e selecionar amostras de rochas marcianas.
A SuperCam é o resultado da estreita colaboração entre o Los Alamos National Laboratory (LANL) nos Estados Unidos e o instituto de pesquisa em astrofísica e planetologia IRAP na França, com contribuições da Universidade do Havaí e da Universidade de Valladolid na Espanha.
A Unidade do Mastro (Mast Unit), a parte francesa da SuperCam localizada na parte superior do mastro do rover, foi projetada e construída por um consórcio de laboratórios franceses1 do CNRS, universidades e entidades sob a liderança científica da equipe do IRAP e sob a responsabilidade do CNES, a agência espacial francesa. O laser fornecido pela Thales é uma parte fundamental da Unidade do Mastro.
A aterrisagem da missão marte 2020 está programada para esta quinta-feira (18), às 17h55 (horário de Brasília)
Em 2012, o Curiosity pousou em Marte equipado com o primeiro laser de alta potência a operar na superfície de outro planeta, que também foi projetado e desenvolvido pela Thales para o instrumento ChemCam. O laser ChemCam tem operado sem nenhuma falha por mais de oito anos e já fez cerca de 855.000 imagens até o momento, enquanto o Curiosity fazia seu percurso de 24 quilômetros pela superfície do Planeta Vermelho. Os dados do ChemCam já ajudaram a provar que as condições em Marte já foram adequadas algum dia para a vida microbiana.
O laser da Thales é a parte central do instrumento SuperCam. É ainda mais poderoso do que o laser em uso nos últimos oito anos na missão Curiosity e ajudará na busca de possíveis sinais de vida no Planeta Vermelho.
O instrumento SuperCam, uma nova e mais poderosa versão do ChemCam, foi projetado para levar a exploração de Marte a um novo patamar. Como o ChemCam, o laser SuperCam usará um feixe infravermelho para aquecer o material a uma temperatura de cerca de 10.000 °C e vaporizá-lo; um método chamado espectroscopia de ruptura induzida por laser. Junto com uma câmera especial, isso permite determinar a composição química das amostras de rochas marcianas ao medir as cores da luz no plasma então criado.
Análise da composição molecular
Diferente do ChemCam, no entanto, o laser SuperCam também pode emitir um feixe de laser verde; que ajudará a determinar a composição molecular dos materiais da superfície. Esse feixe verde estimula as ligações químicas nas amostras e produz um sinal diferente de acordo com seus vários componentes ligados. Esta técnica de análise, conhecida como espectroscopia Raman; será testada pela primeira vez em Marte e permitirá aos cientistas detectar quaisquer marcadores de vida. O laser verde também será usado para induzir a fluorescência em compostos minerais e orgânicos, permitindo aos cientistas determinar seus componentes constituintes com maior precisão.
“Estamos orgulhosos de ter fornecido à NASA os dois primeiros lasers a operar em Marte.
A missão Marte 2020 é um passo decisivo no estudo do Planeta Vermelho e nos preparativos para as futuras expedições. SuperCam, os “olhos” do rover Perseverance, é o resultado de uma estreita colaboração entre parceiros da comunidade científica internacional. O laser SuperCam da Thales apresenta desempenho incomparável e permitirá que o Perseverance execute sua missão de exploração durante todo o tempo; em que permanecer na superfície de Marte.” Christophe Salomon, Vice-presidente Executivo, Sistemas Terrestres e Aéreos
Sobre a Missão Marte 2020
A missão Marte 2020 tem por objetivo estudar a superfície do Planeta Vermelho; procurar por sinais de vida passada, coletar amostras de rocha e poeira em locais selecionados e armazená-las para recuperação na futura missão Mars Sample Return (MSR), que será conduzida em conjunto com a Agência Espacial Europeia.
A Thales Alenia Space está estreitamente envolvida na missão MSR.
A missão Marte 2020 foi projetada para reunir o conhecimento necessário; e testar as tecnologias que serão essenciais para as futuras expedições humanas ao Planeta Vermelho. Como produzir oxigênio a partir da atmosfera marciana? Quais recursos estão disponíveis? Existe água abaixo da superfície? Como melhorar as técnicas de pouso e caracterizar as condições climáticas, níveis de poeira; e outras condições ambientais que podem afetar a vida e o trabalho dos futuros astronautas em Marte? Essas são apenas algumas das perguntas que a missão Perseverance buscará responder.
Sobre os lasers da Thales
Por mais de 35 anos, a Thales é líder mundial em: design, desenvolvimento e fabricação de lasers de nanossegundos de alta energia para aplicações industriais; alem dos mais poderosos sistemas de laser ultracurto Ti:Sa femtosecond para importantes aplicações científicas com potência de pico de até 10 petawatts.
A Thales fornece os produtos mais confiáveis e fáceis de usar,; com uma combinação única de experiência tecnológica e robustez para implementação em aplicações industriais que exigem alta disponibilidade como: lasers annealing, lift-off e laser shock peening e cutting of composites para várias indústrias, tais como: a indústria aeroespacial, de microeletrônica, monitores de tela plana e muitas outras. A Thales oferece também uma variedade completa de serviços, que são otimizados para dar suporte a cada cliente.
Sobre a Thales
A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais; e tecnologias essenciais em: conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica; para construir um futuro em que todos possamos confiar e que é vital para o desenvolvimento de nossa sociedade.
A empresa oferece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes – empresas, organizações e nações; a superar seus desafios nos mercados de: defesa, aeronáutica, espaço, transporte, identidade digital e segurança, tendo sempre pessoas à frete do processo de tomada de decisão.
Com 83.000 colaboradores em 68 países, a Thales teve um faturamento de € 19 bilhões em 2019 (em base pró-forma, incluindo a Gemalto durante 12 meses).