Energia dos pneus
O laboratório belga IMEC criou um minúsculo gerador capaz de produzir energia a partir das vibrações normais dos pneus durante o movimento de um carro.
”]O “dispositivo de colheita de energia” é capaz de gerar 42 microWatts de potência de forma sustentada quando o veículo roda a 70 km/h.
Em condições especiais de rodagem, ele chegou a gerar quase 12 vezes mais – 489 microWatts.
Contudo, os 42 microWatts são suficientes para alimentar sensores, como os usados nos sistemas de monitoramento da pressão dos pneus, já presentes em alguns carros – a vantagem é que esses sistemas não mais dependerão da troca de baterias.
O aparelho deverá também viabilizar automações adicionais, como sensores para monitorar a qualidade da estrada, ajustando automaticamente a suspensão, sistemas de segurança, detectando estilos de direção mais agressivos, e mesmo um monitoramento da integridade estrutural dos pneus.
Indústria e meio ambiente
Mas o coletor de energia não terá seus usos restritos à indústria automotiva.
Ele poderá ser instalado em qualquer equipamento que apresente algum tipo de vibração ou esteja sujeito a choques periódicos.
Isto inclui desde máquinas industriais até o monitoramento de estruturas civis, como pontes e edifícios, viabilizando ainda as redes de sensores, que deverão ser usadas para monitorar o meio ambiente e até a integridade estrutural de aviões.
O chip coletor de energia usa minúsculas vigas feitas de um material piezoelétrico, o nitreto de alumínio, que gera eletricidade quando é submetido a um impacto mecânico.
Por: Inovação Tecnológica