Home Artigos Metris UX: tecnologia IoT proporciona economia e melhor utilização de recursos

Metris UX: tecnologia IoT proporciona economia e melhor utilização de recursos

por admin

De acordo com um estudo da Gartner, mais de 14 bilhões de objetos estavam conectados à internet em 2019. Geladeiras e televisões são apenas um pequeno exemplo. A IoT, internet das coisas em tradução literal, já está presente na indústria e tinha expectativa de alcançar 20 bilhões de itens no último ano. Nesse contexto a Suzano papéis e celulose escolheu a Metris UX tecnologia de IoT  ANDRITZ.

Trazendo novos cenários e possibilidades, a IoT vai na contramão do que muitos acreditam: além de gerar receitas e facilidades, também oferece empregos. De acordo com a Teleco, até o ano de 2025 a tecnologia pode gerar até 2,6 milhões de novos postos de trabalho no país. Entre as áreas mais promissoras, estão: indústria, agronegócio e saúde.

Otimização de processos

Dessa forma, entende-se que diversos setores podem movimentar – e otimizar – os processos com apoio da IoT. Com o intuito de obter maior assertividade e qualidade de produção, a Suzano,  que possui 11 unidades industriais em todo o Brasil, investiu no Metris UX, ferramenta da ANDRITZ.

Leia também:

Suzano remove 11,75 milhões de toneladas de CO2e da atmosfera em 2019

Projeto dedicado

Acompanhando o processo de evaporação do licor negro na produção da celulose – e compreendendo a sua importância -, a Suzano e a ANDRITZ desenvolveram um projeto para padronização do controle da adição de vapor nos primeiros efeitos da evaporação, obtendo, assim, maior estabilidade da planta e redução do desvio padrão dos sólidos de queima nas caldeiras de recuperação em torno de 30%, gerando uma economia de R$ 300 mil/mês.

Essa parceria uniu o conhecimento técnico dos engenheiros, a participação da gerência e o conhecimento prático dos operadores da Suzano com os especialistas da ANDRITZ, tornando possível definir uma lógica de controle que, depois das etapas de planejamento e teste, conseguiu reduzir tanto o desvio-padrão, como aumentar a média de sólido na caldeira.

Anšalise gráfica

Com as aplicações de Data Analytics, do Metris UX, para a análise gráfica e acompanhamento de controles, e Machine Learning, que usa big data para fazer os estudos através de clusters, para encontrar oportunidades baseadas no histórico do processo de evaporação, somados a esse trabalho de parceria, elaborou-se a lógica principal para os algoritmos de controle nos evaporadores.

A lógica de controle definida teve como base principal observar a corrente elétrica das bombas que transportam o licor concentrado para a caldeira de recuperação. Também foram utilizados os dados do sólido de saída para corrigir a corrente de referência, usando as temperaturas do vapor gerado em cada vaso de evaporação, como informação de segurança, impedindo que ocorresse algum intertravamento no processo.

Respostas de controles

Ao longo do projeto, o aplicativo Data Analytics do Metris UX também foi usado para:

Avaliar, acompanhar e validar a resposta dos controles, diariamente, para partir dos resultados de acompanhamento realizar as devidas modificações.

Além disso, “a aplicação de Machine Learning; foi muito importante para validar a correlação das correntes das bombas de transferência, utilizadas na nova lógica; aplicada ao sólido de queima da caldeira e da evaporação, mostrando que essa correlação é válida para ser usada em controles”. conta Aline Martins, da ANDRITZ.

Marcos Donadio, Gerente de Recuperação e Utilidades na Unidade Suzano, conta que um diferencial importante para esse resultado foi “o acompanhamento e envolvimento da equipe de produção dando suporte para a equipe local da ANDRITZ, com feedbacks importantes para melhorar o algoritmo de controle durante a fase de implementação e testes”.

Tecnologia Metris UX

A tecnologia Metris UX oferece várias ferramentas e alternativas para as análises e simulações de dados; o que facilita a busca por melhores resultados. Além dos projetos da Evaporação, existem cerca de mais 40 projetos com a tecnologia Metris;  UX focando em otimizar os processos da Unidade Suzano, que conta com a parceria entre profissionais ANDRITZ e Suzano.

Para saber mais, basta acessar:

https://www.andritz.com/metris-en/success-stories/suzano-evaporation-metrisux/suzano-evaporation-metrisux-portuguese?utm_source=Dino&utm_medium=Release&utm_campaign=Case_Suzano_Dino

Website: https://www.andritz.com

 Metris UX Tecnologia de IoT

Você também pode gostar

Deixe um Comentário