Estudo da IDC revela que mercado brasileiro de tablets apresentou queda de 8% no primeiro trimestre de 2017.
Foram comercializados 770 mil equipamentos no período;
Queda percentual de vendas é menor do que a experimentada em 2015 e 2016
São Paulo, 02 de junho de 2017 – Após dois anos seguidos de quedas expressivas no primeiro trimestre, com 1,7 milhão (20% menos) de unidades comercializadas em 2015 e 836 mil (53% menos) em 2016, o mercado brasileiro de tablets atingiu a marca de 770 mil equipamentos vendidos no primeiro trimestre de 2017, queda de apenas 8% em relação ao mesmo período do ano passado e deve se estabilizar nos próximos meses.
É o que aponta o estudo IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
Durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, a receita total do mercado foi de R$ 370 milhões, 28% a menos que no mesmo trimestre de 2016.
“Nos últimos dois anos, o mercado de tablets caiu principalmente por conta da alta do dólar, do crescimento dos smartphones com telas maiores e da saída de muitos fabricantes do país.
No primeiro trimestre deste ano, notamos um mercado mais estabilizado, com empresas atendendo bem a demanda que existe no setor infantil, por exemplo.
Por isso, a queda foi bem menor do que a dos anos anteriores”,;
Avalia Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil.
Já a queda na receita se deve a um fato específico:
Os fabricantes adotaram uma nova estratégia para alavancar as vendas e diminuíram os valores dos produtos porque o primeiro trimestre costuma ser bem fraco para o segmento de tablets.
“O tíquete médio dos tablets no primeiro trimestre de 2016 era de R$ 615 e, em 2017, passou para R$ 485”, exemplifica La Falce.
Para a IDC, ao longo do ano de 2017 devem ser comercializados 3,7 milhões de dispositivos;
Ou seja, 7% a menos do que em 2016.
“A tendência é de que o mercado se estabilize e volte a apresentar números positivos no segundo semestre;
Com a chegada de datas importantes para o segmento como Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, conclui La Falce.
Curta a página da IDC Brasil no Facebook: https://www.facebook.com/IDCBrasilLA
Acompanhe a IDC Brasil no Twitter: http://twitter.com/idcbrasil
Conheça mais de nossos líderes de opinião http://www.idclatin.com/leaders/thought_leaders.aspx
Sobre a IDC
IDC é a empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação;
Telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia.
Analisa e prediz as tendências tecnológicas para que os profissionais;
Investidores e executivos possam tomar decisões de compra e negócios nestes setores.
Mais de 1.000 analistas em 110 países proveem conhecimento local, regional e global dos mercados;
Tecnológicos em hardware, software, serviços, telecomunicações, segmentos verticais e investimentos em TI.
Nos últimos 50 anos, IDC tem fornecido informações estratégias aos seus clientes para ajudá-los a alcançar seus objetivos com êxito.
Na América Latina, está presente com escritórios locais na Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela.