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Marquise Ambiental recebe caminhões Scania a biometano

por Paulo Fernandes Maciel

Scania entrega caminhões coletores movidos a biometano/gás natural para Marquise Ambiental

A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de serviços e soluções ambientais na gestão de resíduos sólidos, serviços urbanos, industriais e transformação de resíduos do país e que opera uma frota de mais de 1 mil equipamentos, recebeu na fábrica da Scania, nesta quarta-feira (27), dentro da Semana do Transporte Sustentável, promovida pela fabricante sueca, três caminhões movidos a biometano e/ou gás natural comprimido. A Marquise está implantando projeto piloto com caminhões coletores movidos a biometano e/ou gás natural em Fortaleza (CE), na frota da EcoFor, e em Osasco (SP) na frota da EcoOsasco. A concessionária responsável pelo negócio e apoio à Marquise será a Casa Scania Conterrânea (CE). Em São Paulo, o suporte será da Casa Scania Codema.

Os modelos P 280 XT mais sustentáveis da Scania vão circular nas unidades da Marquise Ambiental em Fortaleza (CE) e Osasco (SP). Se abastecidos com biometano, a redução de emissões pode chegar a até 90%

Além destes caminhões coletores movidos a biometano e/ou gás natural, a Marquise Ambiental já tem contratado com a Scania a compra de mais 18 unidades que serão entregues ao longo de 2025.

O transporte sustentável é definido pela ONU como o fornecimento de serviços e infraestrutura para a mobilidade de pessoas e mercadorias de forma que promova o desenvolvimento econômico e social, sem comprometer o meio ambiente. A tecnologia de uso de biometano como combustível para os caminhões coletores faz parte da constante busca da Marquise por inovação e ganho de eficiência dentro das operações, aliadas à sustentabilidade.

Marquise Ambiental

Combustível do Futuro


A Lei do Combustível do Futuro, Lei 14.993/2024, estabeleceu programas para incentivar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis como o biometano em alternativa aos combustíveis fósseis para a redução de emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera.

A Marquise Ambiental em parceria com a MDC, é pioneira na implantação da maior e mais moderna planta de biometano do Norte e Nordeste, a GNR Fortaleza no Ceará, foi uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver o biometano como combustível a partir dos resíduos sólidos e agora investe em uma frota pioneira de caminhões de coleta movidos a biometano.

“Nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis utilizando tecnologias e os melhores equipamentos disponíveis no mercado. Investimos na frota movida a biometano para atuar em localidades em que poderemos no futuro desenvolver um ciclo completo em que coletamos o resíduo, a partir dele geramos o biogás, produzimos o biometano e abastecemos nossa frota com o combustível renovável, gerando valor para a cadeia produtiva de resíduos sólidos”, esclarece Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental. Para alcançar estes propósitos, a Marquise Ambiental pesquisou os melhores equipamentos no mercado para atender às necessidades operacionais e optou pelo modelo da Scania.

“A Scania inicia uma parceria com a Marquise Ambiental que gerará muitos frutos. São duas empresas que têm a sustentabilidade no centro de suas ações. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.400 unidades negociadas. É um produto consolidado no mercado e que traz uma eficiência energética na redução das emissões”, salienta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Scania está liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Nos últimos cinco anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia fazendo parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, temos os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos de abastecimento está se expandindo para os interiores do país e Centro-Oeste. E, vamos continuar apoiando e oferecendo todo suporte aos nossos clientes.”

“É uma enorme satisfação poder contribuir de alguma forma para essa onda irreversível que gera benefícios para toda a cadeia produtiva, para a sociedade e o meio ambiente. Juntos, a Marquise, a Scania e a Conterrânea deram um grande passo para viabilizar a bandeira da sustentabilidade, trabalhando cada vez mais por um menor impacto ambiental”, diz Adriano Ventura, diretor-geral da Casa Scania Conterrânea.

Modelo Scania P 280 XT


O modelo de caminhão escolhido para o início dessas operações é o modelo semipesado P 280 XT da Scania, que conta com motor Euro 6 (que atende a mais nova lei de emissões) de 9L, pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção, e entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos. Além disso, o caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta. A cabine é a P com pacote off-road XT. O modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas.

“Tecnicamente o modelo P 280 XT da Scania atende a todas as exigências operacionais e promete ser uma grande mudança de paradigma no segmento”, informa Pablo Mota, gerente nacional de manutenção da Marquise Ambiental.

O biometano, de fonte de energia renovável e que também pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar, pode reduzir em até 90% as emissões de gases. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.

Os pioneiros caminhões semipesados e pesados Scania movidos a gás (natural comprimido e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável, desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências oferecidas são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

Marquise Ambiental
Claudia de Oliveira Pinto (gerente-geral de Vendas da Casa Scania Conterrânea), Pablo Mota (Marquise Ambiental), Alex Nucci e Rodolfo Flores


Pablo Mota (Marquise Marquise Ambiental) e Alex Nucci (Scania) com a chave simbólica de entrega do produto


Sobre a Marquise Ambiental


A Marquise Ambiental opera no setor há 40 anos e é uma das maiores empresa de serviços e soluções ambientais do país, graças a investimentos contínuos em pesquisa, tecnologia, gestão de ponta e qualidade. Atende a uma população estimada em 22 milhões de pessoas pelo Brasil, coleta uma média de 13 milhões de toneladas de resíduos por ano e realiza o tratamento de 3,6 milhões de toneladas ao ano em dez cidades do país. Além dos serviços de gestão de resíduos, a empresa é reconhecida pela sua expertise na construção e operação de aterros sanitários, reaproveitamento de resíduos, compostagem e educação ambiental, oferecendo soluções com ciclo contínuo de benefícios para o tratamento de resíduos e proteção do meio ambiente.

Para mais informações sobre a Marquise Ambiental acesse o site oficial: Link

Para mais informações sobre a Scania acesse a Sala de Imprensa no site oficial ou também o site da revista Jornada 

Sobre a Scania


A Scania é líder mundial no fornecimento de soluções de transporte. Juntamente com os nossos parceiros e clientes, estamos liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Em 2023, entregamos 91.652 caminhões, 5.075 ônibus, bem como 13.871 motores industriais, marítimos e para geração de energia aos nossos clientes. As vendas líquidas totalizaram mais de 204 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% foram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera hoje em mais de 100 países e emprega cerca de 58.000 pessoas. No Brasil, a fabricante está desde 1957. A pesquisa e o desenvolvimento são realizados globalmente em nossa sede principal em Södertälje, na Suécia. A produção ocorre na Europa e na América Latina, com centros regionais de produtos na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte do Grupo TRATON.

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