Montar uma loja virtual é uma das formas mais simples de fazer os negócios ganharem uma visibilidade maior e vender mais. Muitos sites, inclusive, já vêm pré-prontos, dando uma facilidade ainda maior para o lojista ou o artesão venderem na web. Mas, enquanto vender é fácil, também é muito simples cair em armadilhas da tecnologia.
Por exemplo, quem é que não quer tirar uma casquinha da Black Friday?
De casas de câmbio, agentes de viagens, parques temáticos e passando por lojas especializadas em eletrônicos e eletrodomésticos, este ano centenas de empresas estão entrando na onda do Black Friday. Mas será que elas estão preparadas para o volume de acessos que podem ter?
Quando o assunto é uma loja virtual a primeira premissa de atendimento é ficar disponível quando houver a demanda – a loja precisa estar sempre à disposição no momento que o consumidor tiver a intenção ou a simples curiosidade sobre um produto – especialmente em um dia de promoções, no qual o consumidor pode sair e voltar muitas vezes no seu site.
O prejuízo causado pela indisponibilidade operacional, mais do que a perda financeira, muitas vezes afeta a imagem de uma empresa e aumenta em datas como a Black Friday. É por isso que as empresas que disponibilizam sistemas de segurança – e não estamos falando dos antivírus, mas de soluções que permitem alta disponibilidade com rápida recuperação de dados – já contemplam em seus portfólios, produtos acessíveis e tão fáceis de gerenciar como o ecommerce. Este é o caso da Arcserve, que no início do mês lançou inclusive uma versão gratuita da sua solução unificada de proteção de dados UDP (em inglês, Unified Data Protection), que inclui ferramentas de Backup, Recuperação de Desastres e Alta disponibilidade.
“Com o anúncio da primeira edição gratuita para estações de trabalho do mercado, ajudamos a conscientizar as empresas que estão crescendo sobre a importância de estarem prontos a qualquer momento para atenderem as demandas, sejam elas pontuais, ou em grandes volumes, de todo mundo que compra na Internet”, explica Daniela Costa, VP da Arcserve na América Latina. “Pensar antes é um lema fundamental para quem entrou na onda do ecommerce e quer aproveitar tudo de melhor que este modelo de negócios oferece”, completa.