Líder absoluto de vendas na Internet entre os carros seminovos e usados no segundo trimestre de 2020, o Hyundai HB20 continua o modelo preferido para negociação entre os motoristas brasileiros em julho. É o que mostra levantamento da InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação da venda de veículos.
A empresa elaborou um ranking com os mais vendidos em julho de 2020, na abertura do segundo semestre do ano. O modelo da montadora sul-coreana prosseguiu na liderança de vendas na plataforma, respondendo por 5,08% do total de negociações no período.
O Renault Sandero saltou duas posições e foi o segundo automóvel mais negociado em julho, com 3,91% de participação. Na sequência aparecem o SUV compacto Ford EcoSport e o hatch compacto Volkswagen Fox, empatados com 3,52% do total de vendas. O veículo da Ford é o que teve maior crescimento em relação ao trimestre passado, uma vez que sequer aparecia entre os 20 carros mais negociados na ocasião.
Os modelos Chevrolet Onix e Honda Fit têm quinta posição, ambos com 3,13% de vendas. Já os carros Citroën C3, Fiat Palio, Ford Fiesta, Honda City e Toyota Corolla dividem o mesmo percentual de negociações, cada um com 2,34% e completando o ranking dos dez primeiros.
“O levantamento mostra que a tendência de downgrade continua entre os motoristas brasileiros. Ou seja, veículos com maior valor seguem no topo em contraponto aos modelos mais populares. É um indicativo de que a pandemia de covid-19 ainda obriga os usuários a economizarem e reduzirem custos”, explica Luca Cafici, CEO da InstaCarro.
Os dados da InstaCarro levam em conta apenas os veículos negociados na plataforma on-line. Por isso são diferentes do levantamento de mais vendidos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em julho, os três mais vendidos, segundo a instituição, são o Volkswagen Gol, seguido pelos modelos Palio e Uno, da Fiat.