Home Artigos Hiperconectados: brasileiros passam 41 anos da sua vida na internet

Hiperconectados: brasileiros passam 41 anos da sua vida na internet

por Paulo Fernandes Maciel

Uma pesquisa recente da TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), revelou que o brasileiro passa, em média, mais de 41 anos da sua vida na internet.

Considerando os maiores de 18 anos, a pesquisa apontou que, em média, a população dessa faixa etária se conecta às 8h33 da manhã e se desconecta às 22h13. Isso significa 91 horas por semana e 197 dias por ano online.

Tendo em conta a expectativa de vida média no Brasil, de 75,9 anos, o Cetic estima que o brasileiro passa 41 anos, 3 meses e 13 dias da sua vida online. Atualmente, mais de 81% da população brasileira tem acesso à internet, que até pouco tempo chegava a apenas 50% da população. Esse dado revela, portanto, o enorme crescimento e democratização da conectividade no país. 

vida na internet

Como os brasileiros utilizam seu tempo online

Das 91 horas semanais que o brasileiro passa conectado, cerca de 19 são dedicadas ao trabalho. No entanto, a maior parte, quase 72 horas, é gasta com entretenimento.

Esse tempo de vida na internet divide-se entre acessar redes sociais, como Facebook e Instagram, navegar por vídeos no YouTube e, principalmente, assistir a filmes e séries em plataformas de streaming.

As atividades online mais realizadas pelos brasileiros variam de acordo com a idade. Um teste informal da ExpressVPN mostra que sua idade tecnológica pode ser um pouco diferente da sua idade real, pois depende dos seus hábitos no ambiente digital.

Jovens passam mais tempo da vida na internet

Enquanto a população mais jovem passa mais tempo nas redes sociais, sobretudo no TikTok, os mais velhos tendem a se entreter com filmes, séries e e-books. A população com mais idade utiliza com maior frequência dispositivos como e-readers e tablets, ao passo que a mais jovem prefere os smartphones.

A pesquisa da TIC Domicílios demonstrou que 43,5% da população conectada relaciona seus hobbies diretamente com a internet, fazendo com que dependa da conectividade, enquanto 36% diz não imaginar seu dia a dia sem vida na internet.

A popularidade das redes sociais entre os brasileiros

Apesar de as redes sociais serem mais populares entre a população mais jovem, elas não são exclusivas dessas gerações e sua popularidade cresce a cada dia. De acordo com o ranking Statista, que lista os 20 países mais conectados às redes sociais, o Brasil está em quinto lugar. Além disso, é o único país da América Latina a aparecer nesse ranking.

Outra pesquisa, realizada pela plataforma PoderData, indica que 45% dos brasileiros passam mais de uma hora por dia nas redes sociais. Mesmo entre os idosos, 44% passam ao menos uma hora por dia conectados às redes. Em média, desde 2020, os brasileiros passam cerca de 5 horas por dia navegando pelas redes sociais, sem contar outras plataformas online.

No Brasil cresce o número de pessoas com vida na internet

Até o final do ano passado, o Brasil contava com cerca de 159,01 milhões de pessoas acessando as redes sociais diariamente. Estima-se que, até 2026, o número chegará a 184,76 milhões, o que representa mais de 87% da população.

É evidente que o acesso à internet no Brasil vem se popularizando cada vez mais. Este processo vai muito além do seu uso para o trabalho, uma vez que a população também utiliza o acesso digital para a diversão e o entretenimento. Em um país de grande diversidade social e econômica, essa acessibilidade sem dúvidas simboliza um significativo avanço democrático.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações