Pelo quarto ano consecutivo, a E.life, empresa brasileira líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, apresenta os resultados do estudo Hábitos e Comportamento dos Usuários de Redes Sociais no Brasil
Entre os temas abordados no questionário, estiveram os locais e plataformas para acesso à internet, tempo de permanência na rede, outras atividades praticadas durante o período em que o internauta está online e os
aplicativos mais utilizados para navegar na web.
Dispositivos móveis
O estudo mostrou que mais de 53% dos usuários brasileiros de internet navegam fora do ambiente doméstico via celular, sendo este o meio de acesso principal para mais de 10%. O uso da web por dispositivos móveis,
aliás, está em alta no País: 62% dos entrevistados utilizam a rede por celulares ou smartphones, percentual próximo ao dos que acessam por notebooks, que é de 66%. O meio mais utilizado segue sendo o computador de
mesa (desktop), com 75%.
O tempo gasto na internet pelo celular está abaixo da média de outros
dispositivos. Mais da metade dos entrevistados (55%) costuma passar até dez horas por semana navegando pelos aparelhos móveis. Entre os usuários de tablets, o tempo gasto online é maior: 46% ficam conectados até 20 horas. No geral, 54% dos internautas passam pelo menos 30 horas por semana na rede. Já 34% navegam por mais de 40 horas semanalmente.
Redes Sociais
Quando questionados sobre que atividades praticam na internet, 98% dos entrevistados disseram passar parte do tempo nas redes sociais. Destas, o Facebook segue na preferência nacional, acessada por 81% dos entrevistados. Já o Google+ foi a rede social que mais cresceu em cadastros (quase 15 pontos percentuais): cerca de 71% dos entrevistados disseram possuir cadastro na página, contra pouco mais de 56% no ano anterior. No caminho oposto está o Orkut, que saiu de 2º lugar em 2012 (75%) para a 5ª colocação na lista deste ano (57%) queda de mais de 21 pontos percentuais.
A rede da moda é o Instagram, que mostrou o maior crescimento exponencial recebendo o cadastro de 22% dos entrevistados nos três meses anteriores à pesquisa. Os dados refletem um cenário favorável para redes focadas no compartilhamento de imagens, já que o Pinterest também teve grande adesão recente: 10% dos entrevistados cadastraram-se no site no mesmo período.
Hábitos nas redes
As redes sociais foram o quarto canal mais utilizado pelos internautas para se comunicar com o atendimento (SAC) das empresas nos últimos seis meses (52%), atrás de telefone (78%), e-mail (73%) e site
(72%). A maioria (67%) afirma seguir páginas de empresas, produtos e serviços para receber atendimento (SAC) sempre que precisar.
No Facebook, 93,3% dos internautas curtem perfis de marcas que admiram a grande maioria para manifestar apoio. Destes, 48% disse que passou a admirar mais as marcas após acompanha-las pela rede social.
Segunda tela
Outra tendência apontada pelo estudo é que os brasileiros cada vez mais dividem as suas atenções entre internet e TV ou rádio. 71% dos entrevistados afirmaram navegar pela web de olho na televisão (20 pontos percentuais a mais que em 2012), enquanto 50% disseram que costumam ouvir estações de rádio (12 pontos percentuais acima que à pesquisa anterior).
A pesquisa mostrou ainda que 26% dos internautas pautam as suas escolhas de programação baseados nos comentários das redes sociais. 16% afirmaram contar nas redes o que estão assistindo na TV.
O estudo completo, comercializado pela E.life, traz ainda uma análise detalhada das motivações dos usuários para adotar as redes sociais mais acessadas no país (Facebook, Twitter, Youtube, Google+, Instagram, Orkut,
Skype e Linkedin), um tópico específico sobre o relacionamento entre consumidores e marcas no Facebook, além dos principais hábitos na internet via dispositivos móveis.
*As informações acima fazem parte da versão pública do estudo Hábitos e Comportamento dos Usuários de Redes Sociais no Brasil 2013 liberado pela E.life no endereço
Sobre a E.life
Líder na América Latina em serviços e softwares para inteligência de mercado e gestão da comunicação on-line, a E.life iniciou suas atividades em agosto de 2004 e atualmente conta com três unidades de serviços Monitoramento, Pesquisa & Inteligência, Social CRM e um produto, o Buzzmonitor, nova plataforma digital para monitoramento, relacionamento e mensuração da performance de marcas, produtos e serviços em redes sociais. A oferta da E.life é composta também pela Social Agency,empresa dedicada ao planejamento, gestão de comunicação e métricas do ambiente digital. Em pouco mais de 8 anos, o Grupo E.life conquistou também o mercado internacional e se instalou na Espanha, Portugal e México. Em plena expansão, aE.life Group conta hoje com cerca de 200 pessoas divididas entre São Paulo e Recife, além de mais de 20 colaboradores que atuam na América Latina e Europa.