Siemens lança Gridscale X e abre caminho para o gerenciamento autônomo das redes de energia
A Siemens anunciou o lançamento do Gridscale X, abrindo caminho para o gerenciamento autônomo das redes de energia (grid), acelerando a transformação digital dos operadores em relação à velocidade e escala.
Com o software, a Siemens fornece um sistema modular para apoiar as concessionárias a enfrentar seus desafios mais urgentes relacionados à transição energética.
Com ele, é possível dimensionar e aumentar a flexibilidade da rede rapidamente e lidar com a complexidade dos DERs. Também tem fácil implantação e é rápido na integração dos cenários de TI e OT existentes. Isso representa uma nova era e agrega mais valor para clientes novos e existentes por meio de planejamento, operação e manutenção.
O Gridscale X permite que as concessionárias dimensionem a capacidade da rede e aumentem a visibilidade dos recursos de energia distribuídos (DER), essencial para a descarbonização
“Os requisitos de grid estão mudando tremendamente, impulsionados por um aumento de sete vezes os recursos de energia distribuída, colocando uma enorme pressão sobre as concessionárias de energia. O Gridscale X permite que os operadores repensem o gerenciamento do grid, aumentem a capacidade rapidamente e aproveitem os recursos de energia distribuída para melhorar a satisfação do cliente.
Com o software, os operadores podem acelerar sua transformação digital desde a fase de planejamento passando por operações e manutenção
O lançamento do Gridscale X integra o portfólio do Siemens Xcelerator, complementado por seu extenso e aberto ecossistema de parceiros
Em última análise, capacita as concessionárias a atingir o Net Zero, mantendo suas redes estáveis e confiáveis”, apontou Sabine Erlinghagen, CEO da Siemens Grid Software.
Acelerando a transição energética através do Siemens Xcelerator
Como parte do portfólio do Siemens Xcelerator, o software Gridscale X é desenvolvido com os princípios básicos de design de interoperabilidade, flexibilidade, abertura, disponibilidade como serviço e com o mais alto nível de segurança cibernética. Isso significa que o Gridscale X pode atender e se adaptar às necessidades em evolução da indústria, complementado pelo ecossistema de parceiros abertos da Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta que permite aos clientes acelerar sua transformação digital de maneira mais fácil, rápida e escalável.
Sobre a Smart Infrastructure:
A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias.
A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo.
Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.
A Siemens
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde.
De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes.
Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas.
A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.
Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.
No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.
A Siemens no Brasil
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura.
O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.