Veja exemplos de inovações recentes que ajudam Goodyear a figurar na 75ª posição no ranking Valor Inovação Brasil 2016
São Paulo, 20 de julho de 2016 – A Goodyear ficou na 75ª posição no ranking da segunda edição do anuário Valor Inovação Brasil, que nesta segunda-feira (18) premiou empresas que se destacam no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia. O anuário traz um ranking elaborado a partir de pesquisa realizada com empresas de diferentes setores, levando em consideração investimentos em inovação, melhores práticas, criação de novos produtos e soluções e estratégias, entre outros indicadores.
O anuário é uma iniciativa do jornal Valor Econômico e da consultoria Strategy&, que faz parte do network PwC. O objetivo do ranking é avaliar, de maneira consistente e sistemática, a inovação das companhias que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas.
A elaboração do ranking tem como base três pilares da cadeia de inovação: intenção, esforços e resultados. O objetivo é avaliar como cada um desses pilares é construído nas empresas instaladas no Brasil, e como isso se reflete na inovação de cada participante. A partir de indicadores qualitativos e quantitativos, em um modelo especialmente desenvolvido para o contexto do país, a edição aponta as empresas que adotam as melhores políticas de inovação, seus investimentos no mercado local e os resultados conquistados. Com base nesses dados, define-se um ranking geral de empresas e também um ranking setorial.
Inovações recentes da Goodyear:
Sílica de última geração
Recentemente, a Goodyear começou a utilizar em seus pneus uma nova geração de sílica para aumentar a eficiência energética dos automóveis. O objetivo era melhorar ainda mais a resistência ao rolamento, sem ter um efeito negativo sobre a aderência ao piso molhado. Isso foi alcançado no composto desenvolvido para o pneu Goodyear EfficientGrip SUV, que graças à nova sílica proporciona melhor resistência ao rolamento e aderência ao piso molhado. Em seus esforços para criar pneus mais ecológicos, a Goodyear tem explorado várias opções com sílica. No ano passado, a empresa firmou acordos de fornecimento para a compra de sílica derivada da cinza resultante da incineração da casca de arroz.
Protótipos de pneus para veículos autônomos
A Goodyear apresentou dois novos protótipos de pneus que podem revolucionar o futuro dos veículos autônomos – carros que dirigem sozinhos – em março de 2016, durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra. O Eagle-360, em formato esférico, é um pneu criado para o futuro. O protótipo foi projetado para oferecer maior capacidade de manobra e conectividade, trazendo em sua concepção o conceito de biomimética – inovação que busca soluções emulando modelos e formas da natureza. Já o IntelliGrip, que apresenta o que há de mais avançado em termos de sensores e tecnologia para medir o grau de desgaste, é o pneu proposto pela Goodyear para a primeira geração de veículos autônomos. Ambos os pneus foram desenvolvidos com foco em segurança. Como veículos autônomos dependem de dados da via, de outros veículos, motoristas e pedestres, protótipos como o IntelliGrip podem desempenhar um papel fundamental na troca de informações.
Pneus que se adaptam às condições da estrada e que geram eletricidade
Em março de 2015, a Goodyear apresentou seu pneu-conceito Triple Tube no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Desenvolvido pelo Centro de Inovação da Goodyear, em Luxemburgo, o pneu pode inflar e esvaziar com base nas condições da estrada para proporcionar melhor desempenho e versatilidade para os motoristas. Essa tecnologia poderia estar ligada a carros autônomos no futuro, permitindo que o pneu “prepare” a forma que precisa ter antes de entrar em uma curva. A marca também levou ao salão suíço um pneu que tem a capacidade de produzir eletricidade. Chamado por seu código de desenvolvimento “BH03”, o pneu pode transformar a deformação gerada em energia elétrica. À medida que o interesse pelos carros elétricos cresce no mercado global, esse tipo de inovação deverá desempenhar um papel importante no debate atual sobre o futuro da mobilidade. Ambos os pneus são um desenvolvimento puramente conceitual e projetados para fazer parte do processo de inovação da empresa.
App para pneus do segmento comercial de caminhões e ônibus
Além de produtos, a Goodyear também inova em serviços. A marca foi pioneira no lançamento de aplicativos para o mercado de pneus comerciais, com foco na rede de revendedores e clientes de caminhões e ônibus. Os apps estão disponíveis nos sistemas operacionais Android (Google Play Store) e iOS (Apple Store). Neles podem ser encontrados o portfólio completo dos seis segmentos de produtos, comparativos com pneus do mercado, calculadora de simulação de uso e ganhos com a utilização dos produtos Goodyear, tecnologias empregadas na construção de cada produto, além da assistência técnica e ferramentas desenvolvidas especialmente para cada segmento.
Campo de Provas, hub de tecnologia para a América Latina
Parte importante no processo de inovação, o Campo de Provas da Goodyear para a América Latina, localizado em Americana (SP), é considerado um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo. Ele foi projetado para pesquisa, desenvolvimento e testes de pneus para as mais diversas aplicações de veículos de passeio, camionetas, caminhões e ônibus. Em funcionamento desde 2001, atende a todas as fábricas da Goodyear da América Latina, a revendedores e montadoras no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e comprovada segurança.
Goodyear do Brasil
A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 97 anos. No mundo, emprega cerca de 66.000 pessoas e fabrica seus produtos em 49 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação nos Estados Unidos e em Luxemburgo desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.
No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País. Para mais informações sobre a Goodyear, acesse:
Site: www.goodyear.com.br/
Twitter: https://twitter.com/goodyearbr/
Facebook: www.facebook.com/goodyearbr