A Ford Caminhões prepara mais automação para sua linha e exibirá um 8 x 2 conectado na Fenatran.
O Protótipo Cargo Connect foi projetado em conjunto com Bosch, Cummins e Eaton.
Ford Cargo Connect: protótipo para a Fenatran com tecnologias modernas
A Ford Caminhões desenvolveu o protótipo Cargo Connect, que será apresentado ao público na próxima Fenatran (Salão Internacional do Transporte de Cargas, de 16 a 20 de outubro no SP Expo, em São Paulo), para mostrar tecnologias de automação e assistência avançada ao motorista que deverão ser adotadas em seus veículos gradualmente em espaço de seis meses a três anos.
O projeto foi desenvolvido com base em um modelo Cargo 2429 8×2 com câmbio automatizado;
Com participação ativa dos principais fornecedores da fabricante:
A Bosch fornece sensores, câmeras, radares e central eletrônica;
A Autotrac o sistema de rastreamento e telemetria;
Cummins e Eaton fazem, respectivamente, motores e transmissões desenvolvidos em conjunto.
As tecnologias embarcadas.
O Cargo Connect foi equipado com uma série de tecnologias já oferecidas;
Ou em vias de ser nos mercados mais desenvolvidos, especialmente recursos avançados de segurança;
Como frenagem automática de emergência (AEB);
Alerta de ponto cego;
Assistente de permanência em faixa;
Piloto automático adaptativo (ACC);
Alerta de fadiga para o motorista;
E monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras e radares.
Também foram adaptadas soluções para aumento de produtividade, como gerenciamento inteligente de carga com sensores de peso;
Sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência do powertrain;
Sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista.
A conectividade do veículo é espelhada na central multimídia embutida no painel, com tela de 7 polegadas.
“Não é tecnologia futurística, mas tecnologia viável para nos próximos anos trazermos mais segurança e produtividade aos caminhões no Brasil”
Afirma João Pimentel, diretor de operações da Ford Caminhões.
A ideia segundo Pimentel, é oferecer tecnologia acessíve;
Com foco principalmente em atender caminhoneiros autônomos e pequenos frotistas;
Público mais carente em assimilar inovações e tecnologias de segurança no segmento de transportes.
Por isso o projeto também conta com o apoio do Instituto PARAR, que promove iniciativas e discussões sobre educação no trânsito e redução de acidentes.
RÁPIDO E ACESSÍVEL
“Essas tecnologias são uma tendência global e nosso diferencial será oferecer tudo mais rápido possível”, diz Pimentel.
“O mercado deverá absorver tudo isso mais rápido do que a legislação, antes até do que os objetivos que deverão ser estabelecidos pelo programa Rota 2030, porque são soluções que aumentam segurança e eficiência, portanto reduzem possíveis prejuízos com acidentes, impactam no preço do seguro, elevam a economia de combustível”.
Dentre as soluções apresentadas no Cargo Connect que devem chegar mais rápido ao mercado no Brasil;
Possivelmente já em 2018, Pimentel destaca o sistema de gerenciamento inteligente de peso.
Quatro sensores instalados no chassi do caminhão monitoram com precisão, em tempo real e on-line;
A carga transportada, garantindo melhor distribuição de peso e o atendimento da Lei da Balança.
As informações transmitidas também podem ser usadas para comprovar o volume transportado em todo o trajeto, para coibir roubos.
No futuro, as informações sobre a carga também poderão interferir na condução do caminhão;
Interagindo diretamente com o módulo de controle do motor e transmissão para ajustar a operação ao modo mais eficiente;
De acordo com o peso transportado;
Não é necessário usar toda a potência se o veículo não estiver totalmente carregado, por exemplo, para assim economizar combustível.