Home Artigos Festival de Robótica para escolas públicas

Festival de Robótica para escolas públicas

por Paulo Fernandes Maciel
Festival de robótica

Santana de Parnaíba Realiza 1º Festival de Robótica
Exclusivo para Escolas Públicas

A cidade de Santana do Parnaiba sai na frente com o primeiro Festival de Robótica do Brasil.

“Minha filha participa das aulas de robótica e é nítida a satisfação dela.

Tem ajudado no raciocínio lógico, no trabalho em equipe, resiliência e na resolução de conflitos.

Festival de robótica

Após a implementação desse projeto, a Laura está mais motivada a ir para escola”.

Relata Irene Damas, mãe de Laura Damas, 11 anos, aluna do 6º ano do Fundamental I no Colégio Municipal Tom Jobim, de Santana de Parnaíba (SP).

Evento acontece sábado (30/11) e reunirá mais de 7 mil estudantes de 14 escolas municipais

O Colégio Tom Jobim é uma das escolas municipais que participará do 1º Festival de Robótica de Santana de Parnaíba.

O evento, aberto ao púbico, ocorre no próximo dia 30 de novembro (sábado), das 8h às 17h, no Ville Sport Show;

Estrada Rosemary Hidalgo dos Santos, 81, Santana de Panaíba/SP.

Será o primeiro Festival de Robótica do Brasil exclusivo para escolas de uma rede pública.

A organização é da Prefeitura de Santana de Parnaíba (SP), por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Viamaker Education, empresa brasileira com atuação em todo território nacional e especializada em integrar novas tecnologias à educação.

Currículo já contempla robótica

As aulas de maker e robótica na grade curricular de Santana de Parnaíba estão presentes em 14 colégios da rede municipal desde 2018, por meio de uma parceria firmada entre a prefeitura e a Viamaker® Education.

O programa atinge cerca de 7 mil estudantes dos Ensinos Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.

Para o Festival, estão inscritas 29 equipes, sendo 13 do Fundamental I, 14 do Fundamental II e duas do Ensino Médio.

Festival de robótica escola

O objetivo do evento é incentivar a ciência, a tecnologia e a robótica, já inseridas na grade curricular;

E, ao mesmo tempo, fazer com que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e senso de planejamento, despertar a consciência para os valores do trabalho em equipe e outras competências e habilidades socioemocionais.

Cidades do futuro é a temática

Com o tema “Cidades do Futuro”, o Festival de Robótica de Santana de Parnaíba é mais um esforço para colocar em prática inovações educacionais, alinhadas com a realidade e o dia a dia dos estudantes.

“A proposta do Festival de Robótica é que os alunos cumpram desafios e encontrem soluções, simulando a construção de cidades sustentáveis e inclusivas, que devem proporcionar um mundo mais harmônico a todos”, revela Daniel Lorenti, CEO da Viamaker® Education.

O Secretário de Educação de Santana de Parnaíba, Clecius Romagnoli, destaca que a parceria traz imensos benefícios para a educação municipal. “Muitos alunos faltavam constantemente às aulas.

Com a implementação da robótica na grade curricular, eles voltaram a frequentar mais a escola, porque mexe com tecnologia, com maker e isso faz parte do cotidiano deles fora da escola e, ao mesmo tempo, contextualiza e integra com as demais disciplinas”, garante Romagnoli.

Parceria Viamaker® Education

A parceria com a Viamaker® Education para a introdução da robótica na grade curricular teve início no Colégio Municipal Sebastião Ataíde, em 2018. Para Romagnoli, a implementação trouxe grandes mudanças não só para os estudantes, como também para a comunidade escolar.

“Mais motivados por poder fazer uso da tecnologia e por uma abordagem e metodologia diferenciadas, os professores se engajaram ativamente nesse processo.

Isso também impactou os pais, que passaram a enxergar a melhoria contínua do ensino para seus filhos”.

Ressalta o secretário da Educação de Santana de Parnaíba. Em 2020, mais 15 escolas do município terão aulas de robótica na grade curricular.

Robótica para Todos


O interesse dos alunos, como avaliado por Irene Damas, mãe da aluna Laura Damas, do Colégio Municipal Tom Jobim, e pelo secretário municipal da Educação, corrobora com as diretrizes da direção da escola, que implementou a robótica em agosto deste ano.

Elizabeth Leal da Costa, diretora do Colégio Municipal Tom Jobim, diz que a formação dada aos professores antes do início das aulas foi fundamental para o sucesso do programa, que se tornou uma prática educacional com acesso para todos.

“Foi notável perceber a satisfação dos pais pela oportunidade de os filhos vivenciarem aprendizagens significativas por meio da tecnologia, com aulas semanais, que ajudam a desenvolver habilidades e competência essenciais para a educação necessária no século XXI”, explica a diretora Elizabeth Leal da Costa.

Festival de Robótica de Santana de Parnaíba


Os desafios do evento serão distribuídos entre as equipes participantes da seguinte forma:

O Ensino Fundamental I deverá apresentar o projeto de pesquisa desenvolvido pelos alunos e, durante a competição, deverão montar de robôs da LEGO Education Wedo, que permite aos alunos construir e testar suas soluções com tecnologias robóticas.

Já as equipes do Fundamental II e Ensino Médio não apresentam os projetos de pesquisa;

Mas as missões serão desenvolvidas com auxílio dos Kit´s tecnológicos da LEGO® Education EV3;

Que tem grau de dificuldade aumentado em relação ao kit destinado ao Fundamental I e que proporciona aos estudantes criar, construir e testas suas soluções com tecnologia mais avançada de robótica.

Vivência enriquecedora

Para Marcos Pollo, a participação dos alunos no Festival de Robótica de Santana de Parnaíba é extremamente enriquecedora porque traz a vivência em sala de aula.

“Eles desenvolvem soluções para os problemas propostos para a competição de forma crítica, transferindo a aquisição do aprendizado através das experimentações realizadas em suas pesquisas na escola em conhecimento prático durante o Festival, compartilhando diferentes ideias e experiências com as demais equipes”.

Serviço:

Festival de Robótica de Santana de Parnaíba
Data: 30 de novembro de 2019
Horário: das 8hs às 17hs
Local: Ville Sport Show
Endereço: Estrada Rosemary Hidalgo dos Santos, 81 – Refúgio dos Bandeirantes, Santana de Parnaíba (SP)

Sobre a Viamaker® Eductation

Empresa 100% brasileira, Viamaker® Education  é líder do segmento de Robótica Educacional em todo território nacional.

Integra as novas tecnologias à educação através do Maker;

Oferecendo subsídios tecnológicos e psicopedagógicos para preparar o aluno a resolver problemas, de forma independente ou em equipe, com o propósito de desenvolver autonomia, criatividade, habilidades e competências.


A empresa oferece capacitação de conteúdo e planejamento aos professores, dando suporte aos programas adotados;

Com apoio dos conjuntos tecnológicos, aplicativos, metodologia focada no desenvolvimento humano e coletivo e material didático pioneiro e diferenciado.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário