O brasileiro utiliza a rede mundial de computadores basicamente para quatro atividades, segundo mostra o estudo “Hábitos dos brasileiros que acessam a internet para fins particulares”, realizado pela empresa de pesquisa de mercado GfK. A troca de e-mails com familiares ou amigos foi citada por 44% dos entrevistados como o principal uso da web e a leitura de notícias foi lembrada por 40%, número próximo a citações para redes sociais (39%) e busca de informações gerais (também 39%).
Sobre o tempo que dedicam para o uso particular da web, 40% dos consultados disseram que utilizam a rede por uma ou duas horas por dia, 18% passa menos de uma hora na web e 19% não usam a internet diariamente. A troca de e-mails como principal finalidade da internet mostra, conforme o estudo, uma grande diferença entre mulheres e homens. Essa atividade foi citada por 51% delas, contra 38% deles.
Já a respeito da leitura de notícias na web a disparidade aparece na idade dos internautas – o costume é mais comum para os que têm a partir de 56 anos (59%) do que para aqueles com idade entre 18 e 24 anos (31%). A situação é outra, porém, no uso das mídias sociais, nas quais os mais jovens prevalecem. Na faixa etária que vai dos 18 aos 24 anos as mídias sociais foram lembradas por 61% e, entre aqueles com 25 a 34 anos, a porcentagem foi de 47%.
A pesquisa aponta ainda que, apesar do crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos, apenas 9% citaram essa atividade como um dos usos mais frequentes na rede.