Todos temos necessidade de reconhecimento de vez em quando. Afinal, é importante sabermos que nossos esforços são percebidos. Muitas vezes, um bom elogio é mais gratificante do que uma recompensa material, não é mesmo?
Em algumas situações, precisamos nos sentir aceitos para melhorar nossa autoestima ou mesmo para percebermos que estamos no caminho certo. A autora do livro “O que falta para você ser feliz?” Dominique Magalhães costuma chamar essa necessidade de “aplauso detox”.
“Funciona como o ‘suco funcional’ que nos faz sentir melhor. Todavia, há de se tomar cuidado para não agirmos o tempo inteiro como se tivéssemos a necessidade de aprovação para todos os nossos passos”, declara.
Muitas vezes, percebemos nas redes sociais, uma divulgação excessiva de sorrisos, atividades e êxitos, como se a vida fosse apenas cor de rosa, dourada, azul da cor do mar.
No Brasil e no mundo, a moda é o “selfie”, o autorretrato moderno, uma pesquisa recente encomendada por uma empresa de telefonia, aponta que 90% dos entrevistados aderiram à prática, ou ainda um vídeo no Dubsmash.
Até que ponto a vaidade na web é algo positivo?
Por que fazer algo buscando apenas a aprovação das pessoas (mesmo na internet) pode ser prejudicial?
Será que estamos colocando esforços em atividades certas para sermos felizes ou apenas alimentando nossa vaidade momentaneamente?
Estamos muito competitivos?
Qual a importância de aplaudir as pessoas de vez em quando?
Especialista entrevistada: Dominique Magalhães- autora do livro “O que falta para você ser feliz”, lançamento da Editora Gente, é produtora cultural, empresária com atuação em desenvolvimento social e mentora do “Projeto Social Dom – Qual o seu Dom?”.