A popularidade de uma infraestrutura multicloud cresceu no Brasilàmedida que as empresas veem cada vez mais a migração para a nuvem como uma necessidade para manter seus negócios competitivos, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens™ Google Cloud Partner Ecosystem de 2024 para o Brasil revela que a tendência de adotar ambientes híbridos e multicloud continua,àmedida que as empresas brasileiras buscam soluções integradas para gerenciar seus ecossistemas multicloud. O Anthos do Google Cloud é amplamente adotado no Brasil para orquestrar ambientes multicloud, diz o relatório do ISG.
“Ambientes multicloud introduzem inúmeras complexidades”, disse Anay Nawathe, líder de entrega de nuvem da ISG para as Américas. “Os fornecedores de serviços ganharam mais experiência em ajudar os clientes a gerenciar meticulosamente seus ambientes, para que possam aproveitar as capacidades únicas de cada fornecedor de nuvem enquanto otimizam os custos gerais.”
Os custos da nuvem pública continuam sendo uma grande preocupação para empresas brasileiras que precisam otimizar seus recursos e aumentar sua eficiência enquanto mitigam riscos, diz o relatório do ISG. As empresas estão exigindo melhores práticas e ferramentas que ofereçam gerenciamento de custos eficaz, mantendo altos padrões de desempenho, confiabilidade e segurança, diz o relatório.
Como resultado, as empresas no Brasil estão cada vez mais buscando fornecedores capazes de demonstrar competência em FinOps, diz o relatório do ISG. De acordo com o relatório, o FinOps pode fornecer uma abordagem essencial para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em serviços de nuvem pública, diz o relatório. Os fornecedores estão respondendo por meio do fortalecimento de seus recursos de FinOps, incluindo a adoção das melhores práticas e ferramentas do Google Cloud que oferecem gerenciamento de custos sem sacrificar o desempenho, a confiabilidade e a segurança necessários para dar suporte às operações comerciais, diz o ISG.
Ainda em sua infância, estão as soluções avançadas de FinOps que usam IA para prever padrões futuros de consumo de nuvem, diz o relatório do ISG. Essas soluções permitirão que empresas brasileiras dimensionem recursos proativamente, negociem melhores preços antecipadamente e evitem picos de custos inesperados, diz o relatório.
“As empresas no Brasil reconhecem a nuvem como um pilar fundamental da transformação digital”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Mas,àmedida que a infraestrutura de nuvem cresce em complexidade, o controle de custos se torna ainda mais desafiador e essencial.”
O relatório também examina a crescente demanda por modernização de dados, governança, segurança e serviços gerenciados que podem criar ambientes de dados mais confiáveis.
Para mais insights sobre os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras no ecossistema do Google Cloud, incluindo gerenciamento de custos e manutenção da segurança da nuvem, e os conselhos do ISG para lidar com eles, veja o briefing ISG Provider Lens™ Focal Points aqui.
O relatório ISG Provider Lens™ Google Cloud Partner Ecosystem de 2024 para o Brasil avalia as capacidades de 27 fornecedores em cinco quadrantes: Implementation and Integration Services, Data Analytics and Machine Learning, Managed Services, SAP Workloads e Workspace Services.
O relatório nomeia a Accenture como Líder em todos os cinco quadrantes, enquanto a SantoDigital e a SauterDigital são nomeadas como Líderes em quatro quadrantes cada. A BRQ e a IPNET são nomeadas como Líderes em três quadrantes cada, enquanto a Atos, Engineering, Movti, Qi Network e TIVIT são nomeadas como Líderes em dois quadrantes cada. A Avenue Code, Capgemini, Gentrop, HVAR e V8.Tech são nomeadas como Líderes em um quadrante cada.
Além disso, Atos, Avenue Code, Movti, Multiedro e TIVIT são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em um quadrante cada.
Na área de experiência do cliente, a Genpact foi nomeada a ISG CX Star Performer global de 2024 entre os parceiros do Google Cloud Ecosystem. A Genpact obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.
O relatório ISG Provider Lens™ Google Cloud Partner Ecosystem de 2024 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 900 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20240814835361/pt/
Contato:
Press Contacts:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Contato: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE