Home Artigos Educação infantil e tecnologia: já está na hora de integrar as duas

Educação infantil e tecnologia: já está na hora de integrar as duas

por Agência Canal Veiculação

Existe uma previsão de que o tráfego na Internet em 2019 será o equivalente a o total registrado nos anos anteriores combinados (de 1984 até 2013). No Brasil, o tráfego vai duplicar. Isso significa que haverá mais pessoas conectadas à Internet, mais dispositivos habilitados para a rede, velocidades mais largas de banda larga fixa, mais celulares conectados, mais serviços avançados. Com tanta mudança no modo em que nos comunicamos, qual será o efeito na educação infantil?

Maior interesse do aluno

Hoje em dia, experimentos já estão concluindo que a tecnologia digital tende a despertar o interesse do aluno por aprender. Na escola municipal Campos Salles, professores de informática contam que “foi como se estivéssemos aprendendo a falar uma nova língua e passássemos a entender os alunos”.

As crianças e os adolescentes passam a maior parte do dia conectados na Internet, dentro ou fora da escola. Quando é proposto que eles utilizem esse recurso que conhecem tão bem para o aprendizado, eles se sentem compreendidos e sua interação com o material didático é intuitiva. O que eles levariam dias para fazer, fazem em poucas horas. A curiosidade é desperta e o interesse, ativado.

Nova maneira de ensinar

“O melhor resultado não virá pela tecnologia”, avalia a pesquisadora e professora Nuria Pons Vilardell Camas. “A tecnologia é parte, não é o todo”, conclui.

De acordo com Nuria, é importante entender que, independentemente da tecnologia utilizada, é preciso criar e dar vazão a uma nova maneira de ensinar, vislumbrando o currículo como algo a ser criado para e pelos próprios aprendizes, o que inclui alunos, professores, gestores e familiares. A tecnologia deve fazer parte do aprendizado do mesmo modo que faz o livro, o giz e o quadro negro.

Do lado dos professores, integrar a tecnologia ao ensino exige certo cuidado com a mediação do conhecimento. O professor ainda tem um papel importante, mas precisa adaptar suas técnicas pedagógicas às necessidades atuais dos alunos, em vez de esperar que os alunos se adequem a um ensino que não envolva recursos que eles usam naturalmente em casa. O aluno precisa sair da sala de aula mais capacitado para usar todos os recursos aos quais ele tem alcance, tanto digitais como não-digitais.

Iniciativas existentes

Já foram definidos alguns caminhos. A lacuna na integração entre currículo escolar e tecnologia realmente existe. Felizmente, alguns projetos já estão sendo implantados para cuidar do problema. A NET Educação, em parceria com prefeituras municipais no Brasil inteiro, tem lançado o projeto Educonex@o, que visa a capacitação material e conceitual de escolas municipais brasileiras para o uso de tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem em sala de aula.

O projeto é uma iniciativa da NET Educação com o Instituto Crescer e tem como objetivo incentivar o uso da tecnologia para fomentar o interesse dos alunos do ensino fundamental em aprender. Consequentemente, maiores resultados educacionais também são alcançados. Com esses recursos digitais, o projeto Educonex@o apresenta uma nova forma de educar, despertando o engajamento do aluno.

Por meio dessa iniciativa, cidades como Sorocaba, São Paulo, Fortaleza, Curitiba e muitas outras já deram início ao projeto, sendo presenteadas com a instalação de dois pontos de Internet e TV a cabo da NET em suas escolas municipais. Isso é possível por meio de planos da netcombo em parceria com as prefeituras municipais. Uma vez que a estrutura é montada, os professores começam um curso de capacitação do uso da tecnologia integrada ao ensino na sala de aula.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações