Sérgio Sacani será o único brasileiro a transmitir o eclipse solar total ao vivo
O influenciador e geólogo, Sérgio Sacani, será o único brasileiro a transmitir o eclipse solar total que aparecerá na América do Norte na próxima semana. O fenômeno acontecerá na segunda-feira (08) e poderá ser visto no México, Estados Unidos e Canadá.
O fenômeno acontecerá na segunda-feira (08) e poderá ser visto no México, Estados Unidos e Canadá NASA
Com o apoio da Master Cidadania, empresa bi-nacional e referência no reconhecimento da cidadania italiana via judicial, Sacani estará ao vivo em Dallas, no Texas, para registrar o evento aos seus quase 2 milhões de inscritos do canal Space Today, no Youtube, às 14h (horário de Brasília).
Eclipse solar total visto dos Estados Unidos em 2017.
A empresa tem ajudado Sacani com diversas viagens científicas ao redor do mundo, ao dar apoio com aparatos tecnológicos e turísticos. Juntos, já realizaram neste ano uma expedição histórica aos vulcões italianos e acompanharam o lançamento do foguete Starship da Space X, nos Estados Unidos.
“O Sérgio é a cultura da boa informação. Temos muito orgulho em tê-lo como parceiro da Master Cidadania e por podermos realizar tantas viagens históricas em conjunto”, diz o Dr. Eduardo Carraro, advogado e sócio dirigente da empresa. “Nesse ano, ainda faremos muitas ações históricas no ramo”, completa.
Por que o Texas?
O Texas foi a região escolhida para transmitir o espetáculo do eclipse por ser um local privilegiado, graças à sua posição geográfica ideal que proporcionará uma visão clara e prolongada do fenômeno.
“O clima do Texas em abril é geralmente favorável, com chances reduzidas de obstrução por nuvens, aumentando significativamente a probabilidade de uma experiência de observação bem-sucedida”, afirma o geólogo.
No ano passado, Sacani e a equipe transmitiram o eclipse solar em João Pessoa, com uma câmera exclusiva no interior do Ceará. “Nossa previsão eram 100 mil espectadores simultâneos, porém batemos todas as expectativas, com quase 500 mil pessoas conectadas simultaneamente”, comenta.
Dessa vez, o influenciador e a equipe preveem 150 mil espectadores simultâneos no auge do eclipse e 500 mil visualizações pós live em 24 horas.
O fenômeno
Um eclipse solar total acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face do Sol. Pessoas localizadas no centro da sombra da Lua, quando ela atingir a Terra, irão experimentar a escuridão de um eclipse solar total. Um evento igual a esse nos EUA só vai voltar a acontecer em 2044. E no Brasil só em 2045.
De acordo com informações da Nasa, caso as condições climáticas se mostrem favoráveis, a primeira região na América do Norte a vivenciar o fenômeno completo será a costa do Pacífico mexicano, aproximadamente às 15h07 da segunda-feira (8) no horário de Brasília.
Após esse momento, o eclipse percorrerá os Estados Unidos, passando pelo Texas e cruzando outros estados, até alcançar o Maine. Em sequência, atravessará o Canadá, passando por Ontário e seguirá em direção ao Atlântico Norte, deixando a costa de Newfoundland por volta das 16h16.