Home Artigos É hora de ter a operação logística na palma da mão

É hora de ter a operação logística na palma da mão

por Agência Canal Veiculação

 

 

Carlos-Valle

*Carlos Valle

Administradores de operações logísticas têm à sua frente grandes desafios para manter a competitividade de seus negócios. Entre os principais, podemos citar a maximização dos recursos e a redução de falhas, além do atendimento completo às obrigações fiscais e legais inerentes ao segmento. Escolhi elencar esses três desafios porque, quando superados, impactam positivamente em indicadores de produtividade e financeiros e levam à almejada vantagem competitiva.

Para garantir a transparência, rastreabilidade e segurança das informações, a tecnologia é a maior aliada das operações na cadeia de armazenagem, movimentação, manipulação e distribuição – e vem avançando com o setor nos últimos anos. Graças aos softwares de gestão e outras ferramentas, como coletores de dados com rádio frequência, o mercado de logística já conta com soluções que possibilitam ao administrador do negócio acompanhar os processos de recebimento, expedição, inventário, consulta de estoque e muito mais, tudo isso por meio de um portal web.

Chegou o momento de dar um passo além e unir essas soluções à tecnologia móvel, levando informações, em tempo real, de rastreabilidade de todas as movimentações de estoque, inclusive o saldo em movimentação, para a palma da mão do operador logístico. E isso é possível para qualquer empresa que já tenha um software de gestão dentro de casa. O ERP, aliado a outras ferramentas, como plataformas de produtividade e geolocalização, permite não só o acompanhamento da mercadoria, mas também roteirizar entregas e visitas a clientes, fazer aprovações remotas e mais uma infinidade de atividades – que ficam paradas quando dependem do responsável estar dentro de um escritório, em frente ao seu computador.

A principal vantagem da tecnologia móvel é o ganho de produtividade. Muitos controles deixam de ser manuais e passam a ser automáticos, reduzindo tempo de reporte, otimizando os recursos envolvidos na operação e assegurando a qualidade do processo. Com isso, ganha-se o segundo maior benefício: a segurança de que as informações estão corretas. Só aqui, já resolvemos os dois primeiros desafios que citei lá no começo.

Como se o ganho de produtividade, segurança do processo e melhor uso dos recursos não fossem argumentos suficientes, ter todos esses controles na palma da mão resolve ainda o terceiro desafio citado: estar em dia com as normas fiscais e legais. Quando a empresa tem controles mais assertivos da sua operação, reportar suas atividades ao Fisco deixa de ser um bicho de sete cabeças e o risco de inconsistências é sensivelmente reduzido.

Com tudo isso está muito claro que, hoje, manter ou alcançar vantagem competitiva passa pela adoção de ferramentas móveis e pela aceitação de que esse é um movimento sem volta.

*Carlos Valle é diretor do segmento de Logística da TOTVS

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, líder absoluta no mercado de SMB, atuando com soluções de negócio para os diversos segmentos de mercado, incluindo software de gestão, plataformas de colaboração e produtividade e consultoria, sendo uma das maiores provedoras de ERP Suíte do mundo, líder na América Latina, com mais de 50% de marketshare no Brasil. Considerada a 21ª marca mais valiosa do Brasil, segundo o ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 39 países, entre filiais, franquias e centros de desenvolvimento. No Brasil, conta com 5 filiais, 52 franquias e 9 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 3 filiais, 15 franquias e 2 centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México). Para mais informações, acesse o websitewww.totvs.com.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações