Banda larga é fundamental para disseminar os benefícios do E-Governo na América Latina
Estima-se que existam mais de 300 iniciativas de E-Governo. As redes sem fio e os smartphones são fatores importantes para levar os benefícios destes programas para a maioria da população.
São Paulo, 10 de fevereiro, 2017 – O conceito de E-Governo é uma novidade no relacionamento entre as administrações públicas e seus cidadãos, cujo objetivo é de aumentar a transparência, a colaboração, o acesso às informações, a interação e a participação da população e criar uma sociedade mais inclusiva, fomentar a igualdade e melhorar a qualidade de vida. De acordo com o relatório “E-Governo na América Latina”, divulgado pela 5G Americas, a busca pela transparência na América Latina representa um forte impulso e uma oportunidade para este tipo de iniciativa.
O relatório revela que 15 países da América Latina e do Caribe são membros da Aliança para o Governo Aberto (AGA), uma iniciativa multilateral que pretende ampliar o compromisso de cada estado com as iniciativas de Governo Aberto. De acordo com o documento “Plano de governo aberto – Um mapa para governos regionais” publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em 2013 já existiam 328 iniciativas de E-Governo na região.
As várias iniciativas de E-Governo podem ser implementadas por administrações nacionais ou em outros níveis de governo, por exemplo, pelas províncias, estados e municípios, e oferecem vários benefícios para a população e para a sociedade. Esses benefícios, entre outros, incluem mais transparência em ações do governo, acesso mais fácil às informações e processos simplificados para a população, economizando tempo e dinheiro.
O estudo da 5G Americas destaca o fato de que a banda larga sem fio desempenha um papel chave na expansão desse tipo de iniciativa para alcançar o maior número possível de pessoas. De um lado, a tecnologia oferecer acesso em zonas remotas, rurais ou que apresentam dificuldades de cabeamento, e é capaz de ampliar a conectividade com mais facilidade e de maneira mais eficiente. Por outro lado, o número de smartphones que já existe nessa região já representa uma oportunidade para alcançar ainda mais pessoas através dos aplicativos.
Por esse motivo, a 5G Americas acredita que a adoção de políticas que facilitam a expansão da banda larga sem fio, aumentando a disponibilidade de espectro para esse tipo de serviço e reduzindo a burocracia na implementação de infraestrutura, será fundamental para acompanhar o avanço do E-Governo na região. Da mesma maneira, a adoção de políticas públicas que aumentam a penetração de smartphones e estratégias para massificar a criação de aplicativos será chave para levar os benefícios do E-Governo ao maior número possível de pessoas.
O documento “E-Governo na América Latina” é uma publicação da 5G Americas e faz parte da Série de Estudos de TIC para o Desenvolvimento. O relatório pode ser baixado aqui.
Sobre a série de estudos TIC para o desenvolvimento
A Série de Estudos TIC para o Desenvolvimento é uma iniciativa do BrechaCero.com, o blog da 5G Americas que oferece informações e produz conhecimento sobre as oportunidades e impactos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e seus benefícios para as pessoas, suas comunidades e a sociedade em geral. Os relatórios que fazem parte da Série de Estudos TIC para o Desenvolvimento apresentam uma visão geral dos vários planos, programas, atividades e projetos que envolvem as TICs nas várias áreas de vida humana, como a saúde, a educação, o trabalho e o governo eletrônico, entre outros. O site da BrechCero.com está disponível em espanhol no link www.brechacero.com e em português, no link www.brechazero.com.br.
Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.
Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: América Móvil, AT&T, Cable & Wireless, Cisco, CommScope, Entel, Ericsson, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Intel, Kathrein, Mitel, Nokia, Qualcomm, Sprint, T-Mobile US, Inc., Samsung e Telefónica.