Home Artigos E-Commerce: suas vantagens e desvantagens no mercado brasileiro

E-Commerce: suas vantagens e desvantagens no mercado brasileiro

por Agência Canal Veiculação

O cada vez mais veloz avanço tecnológico – e todo conforto e comodidade trazido por ele – ocasionou uma série de mudanças no perfil do consumidor. Segundo pesquisa recente divulgada pela Accenture, empresa global de consultoria de gestão, e realizada com 24 mil consumidores em 33 países, incluindo o Brasil, 94% declararam que utilizam pelo menos um canal digital para pesquisar sobre produtos e 64% dos consumidores querem mais interação digital com as empresas.

Mas quais são as vantagens que o e-commerce proporciona e que tem atraído cada vez mais consumidores para o mundo virtual? Pensando nisso, separamos cinco das vantagens encontradas pelos consumidores que optam pela compra online:

1 – Comodidade: além de poder realizar as compras sem sair de casa, economizando tempo e dinheiro (com gasolina, estacionamento e alimentação, por exemplo), o cliente ainda recebe o produto em casa.

2 – Segurança – Toda a compra ou contratação de serviço realizada fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogo) oferece ao consumidor sete dias para a devolução do produto. Isso é chamado de direito de arrependimento ou direito de reflexão e, de acordo com o Código e Defesa do Consumidor. Não é necessário justificativa, mas apenas que o consumidor se manifeste por meio inequívoco, ou seja, formalizando o pedido (aconselha-se guardar o AR do Correio, o protocolo da ligação ou a impressão do email).

3 – Variedade: Com apenas alguns cliques pode-se encontrar uma variedade enorme de produtos e lojas. Caso deseje algum produto específico, o consumidor pode “visitar” várias lojas em apenas alguns minutos.

4 – Preços: Como a competição no mercado online é maior, as lojas estão sempre tentando oferecer os melhores preços aos visitantes. Ou seja, quem sai ganhando é o consumidor. Além disso, existem eventos promocionais que só acontecem na internet, como a Black Friday, Cyber Monday, Boxing Day, entre outros.

5 – Pesquisa: No comércio online existem várias maneiras de comparar preços. Ferramentas tecnológicas ajudam o consumidor a conseguir melhor preço e a economizar tempo e dinheiro, ao invés de ficar andando de loja em loja para pesquisar preço. Isso nos remete ao primeiro item, “fechando” assim o ciclo de vantagens.

Além dessas, existem outras vantagens como atendimento personalizado; a fuga de filas em caixas e estacionamentos; parcelamentos maiores e sem juros; entre outras que poderiam ser encaixadas em uma das categorias acima.

 

 

 

 

*Patrick Nogueira é fundador do Baixou, startup do Espírito Santo especializada em ferramentas online que monitoram a variação de preço de mais de 3 milhões de produtos, em todo varejo nacional. Seu plugin chamado “Baixou Agora” tem mais de 75 mil instalações e avisa aos usuários, antes das compras online, se aquele é o menor preço encontrado em lojas virtuais. A startup está sendo acelerada pela “Start You Up”, no Brasil e de Junho e Setembro de 2013 participou do processo de aceleração da “Plug and Play Tech Center”, no Vale do Silício.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações