VLI aumenta capacidade de exportação com novo calado no Tiplam após o Desassoreamento
A projeção nacional de safras recordes de grãos e açúcar e a nova profundidade após o desassoreamento no canal do Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), localizado na parte central do porto de Santos, trazem perspectivas otimistas para a VLI – operadora da Ferrovia Centro-Atlântica – em 2023. O desassoreamento realizado pela companhia no local aumentou a capacidade dos berços de exportação, com resultados imediatos. Em consequência disso, no último mês, o terminal atingiu um marco histórico, ao realizar o primeiro embarque de mais de 70 mil toneladas em um único navio, carregado de açúcar – o que reflete a contribuição da VLI para o incremento de competitividade para as exportações da commodity, que segue em pico de safra até agosto, no Porto de Santos.
Com desassoreamento no Tiplan, terminal portuário do corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica registrou recorde de embarque de açúcar
“O desassoreamento do canal é uma atividade rotineira nos portos brasileiros, que realizamos a cada dois anos para manutenção no Tiplam. O serviço é fundamental para dar continuidade ao volume crescente de exportações por meio do terminal e reforça a capacidade da companhia de atender aos nossos clientes em um período em que são esperadas safras recordes de açúcar e de grãos”, explica o gerente-geral de Operações do Tiplam, Denilson Fernandes.
O desassoreamento que resultou no aumento do calado foi realizado entre os dias 1 e 25 de fevereiro, quando o levantamento batimétrico apontou possibilidade de melhoria para os berços de exportação 2 e 3, com aumento de 15 cm. O serviço foi executado com a devida licença do órgão ambiental (Cetesb) e autorização da Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos.
A VLI também monitorou todas as questões relacionadas ao meio-ambiente, incluindo a disposição de sedimentos conforme determinação dos órgãos responsáveis. A profundidade passou a ter 13,35 metros e resultou no aumento da capacidade de embarque em mil toneladas por navio, que correspondem a 120 mil toneladas a mais por ano.
1/5 do açúcar exportado pelo Porto de Santos.
O embarque de cargas realizado pelo Tiplam é uma das principais etapas da cadeia logística criada pela VLI no Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), rota de alta relevância para o escoamento nacional de granéis agrícolas. Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das principais regiões produtoras do país como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Atualmente, o terminal é responsável pela movimentação de cerca de 1/5 do açúcar exportado pelo Porto de Santos.
No ano passado, foram exportadas cerca de 8,1 milhões de toneladas de produtos do agro contra 7,3 milhões de toneladas em 2021. A movimentação total de cargas no Tiplam também teve aumento, atingindo a marca de 11,7 milhões de toneladas em 2022.
A VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da prestação de serviços multimodais, que envolvem a integração de portos, ferrovias e terminais, gerando eficiência e valor para o negócio dos clientes e para a economia brasileira. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.