Home Artigos Crise econômica pode ser oportunidade para Big Data

Crise econômica pode ser oportunidade para Big Data

por Agência Canal Veiculação

Solução de análise de dados é uma ferramenta essencial para as empresas conhecerem seu público-alvo de forma profunda

 

Em momentos de crise econômica e mercado enfraquecido – conjuntura que afeta o Brasil hoje, as empresas precisam ser cautelosas e ter em mãos dados concretos que as ajude a tomar as decisões corretas ao traçar estratégias para melhorar a competitividade. Por isso, a previsão é que as soluções de Big Data podem se beneficiar desse período, e crescer: estima-se um incremento do setor de até 40% até o fim de 2015.

 

O termo, que vem se tornando mais popular e procurado pelas empresas nos últimos dois anos, não é exatamente novo: surgiu em 2005 com o Google e tem como principal objetivo organizar, por meio de plataformas de tecnologia da informação, grande volume de informações gerado nas redes sociais, smartphones, câmeras e sistemas operacionais de empresa, usando-as para a gestão de negócios. “Hoje, muitos dados e informações ficam espalhados em várias bases. Quando falamos em Big Data, o que acontece é que todos esses elementos são centralizados em um só lugar. É um trabalho de filtro, uma mineração de dados que vai servir para a empresa fazer uma boa análise e obter informações estratégicas”, explica diretor técnico da eWave do Brasil, Ruy Nishimura.

Por isso, a perspectiva é de crescimento em plena crise, já que, aposta Ruy, quem tem um negócio vai querer pensar melhor sobre o perfil de seus clientes para fazer eventuais investimentos. “É possível saber, por exemplo, de que maneira atuar junto ao cliente com um menor risco e custo. A crise é uma grande oportunidade para o Big Data”.

Outra vantagem da solução, que leva em conta os chamados “3 V´s” (volume, velocidade e variedade, fatores determinantes para a pesquisa), é que ela é versátil. O Big Data pode ser usado tanto em grandes como em pequenas empresas, e nas mais variadas temáticas. “Informações de vários tipos são compiladas”, salienta o diretor técnico. Por exemplo: o Big Data pode ajudar a melhorar o fluxo do trânsito de grande capitais, como São Paulo, que sofrem com o tráfego diário. “Por meio de uma análise em tempo real é possível desenhar padrões para melhorar o trânsito, como aumentar ou diminuir o tempo de um semáforo, ou colocar sinalizações para fluxos alternativos”, diz.

Outra utilidade é na detecção de risco e fraude (um banco pode criar seu padrão de perfil de cliente, e ficar em alerta quando se foge da regra desenhada), além da análise de dados por lojas ou e-commece. “Conseguimos ver por que o cliente compra um determinado produto, o que chamou a sua atenção, e qual o perfil desse comprador”, fala Ruy.

Desafios

A organização desses dados para fazer uma investigação coerente é a medida primordial no uso da ferramenta. “É preciso cuidado e atenção na hora de inserir os dados. As informações devem estar completas, nunca pela metade. Essas atitudes melhoram a qualidade da análise”, frisa Ruy.

De acordo com diretor técnico da eWave do Brasil, as empresas precisam começar a se atentar para a importância de uma verificação completa do mercado, possível com o uso de Big Data. “Para se tornar mais competitivo, atrair e reter clientes, é necessário conhecê-los”, frisa. Para quem quiser saber mais sobre os conceitos de Big Data, uma boa saída é aproveitar informações gratuitas que muitos fabricantes de soluções tecnológicas oferecem, como a IBM. No site www.bigdatauniversity.com há uma série de materiais, além de cursos online gratuitos sobre a tecnologia.

 

Sobre a eWave

A eWave do Brasil é uma empresa provedora de soluções de Tecnologia da Informação, especialista em desenvolvimento, implantação e integração de sistemas. Parte da multinacional israelense The eWave Group, atua desde 2006 e possui escritórios em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O rol de clientes da eWave já soma mais de 100 das principais empresas do Brasil, com nomes de peso de diversos segmentos de mercado.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações