Otimização para Buscadores: os principais erros de quem quer estar no topo da lista de resultados do Google
Pressa, falta de especialização e desconhecimento podem prejudicar o investimento em SEO
As estratégias de SEO (Search Engine Otimization ou otimização para motores de busca) estão sendo cada vez mais usadas por empresas, profissionais, veículos de comunicação e outras entidades que desejam uma coisa: visibilidade. Mas, na ânsia de estar entre os primeiros resultados do Google, muitos erros são cometidos e o investimento pode não ter retorno algum. “É, de fato, muito importante estar bem ranqueado na página de resultados do buscador: pesquisas mostram que 70% da navegação do usuário se restringe aos sites que aparecem na primeira tela e que os primeiros resultados são intuitivamente considerados pelo público como ‘as melhores empresas’.
Entretanto, como qualquer estratégia de marketing digital, é fundamental planejamento e profissionalismo”, explica José Matias, diretor da Redsuns (www.redsuns.com.br), agência de performance online.
Entenda algumas ideias equivocadas da estratégia de SEO e a importância evitá-las.
– “Faz um SEO para mim”: “Muitas empresas não entendem o que é a otimização
e nos procuram achando que podemos ligar para o Google e negociar para elas
aparecerem em primeiro lugar”, conta Matias. É fundamental que os gestores
de marketing ou mesmo os próprios donos das empresas – no caso das micro e
pequenas – entendam o que é a estratégia e quais são os benefícios de
investir nela. “Todas as empresas deveriam investir na otimização, pois isso
tem como premissa trazer conteúdo relevante para o seu cliente e este
deveria serum compromisso do mercado como um todo.”
– “Eu sou melhor que meu concorrente”: Sua empresa pode prestar um serviço
mais eficiente ou qualificado, mas o Google se importa com sua atuação
virtual e não real. “Sua página deve ser relevante, tanto no conteúdo quanto
em suas conexões na web. O buscador precisa ser ‘informado’ sobre sua
importância para melhor ranquear seu site”, comenta.
– “Só por três meses”: SEO é um investimento de médio e longo prazo. Além de
o reflexo em vendas, contatos ou acesso não ser sentido de imediato, a
manutenção da estratégia é importante para garantir a constância dos bons
resultados. “É um erro muito comum achar que o SEO pode ser feito hoje e não
precisa ser feito amanhã. Mudanças no mercado, investimentos de concorrentes
e alterações no algoritmo de busca do próprio Google podem levar à perda da
posição conquistada.”
– “Para ter conteúdo basta eu criar um blog?”: Criar conteúdo relevante é
passo fundamental na estratégia de SEO. “Só que isso não significa só criar
um blog e encher de textos. Você precisa ser relevante para seus clientes.
As pessoas buscam informações, comparações de produtos, histórico e outras
informações que muitas empresas não oferecem. Você pode resolver as dúvidas
do seu cliente e ser relevante sem necessariamente ter um blog. Essa também
é uma estratégia, mas não é tudo”, observa Matias.
– “Meu conteúdo está OK. Já dá para ser o primeiro?” Seria ingênuo admitir
que só conteúdo basta, mas já é o começo ideal. “Depois de ter conteúdo de
qualidade, vem o próximo passo com as técnicas de SEO, como link building
(utilizar links tanto internos como externos para mostrar relevância) e SEO
On-page (melhorar código do site para que o Google o leia com mais
‘facilidade’)”, explica Matias.
– “Meu sobrinho é heavy user. Deixa que ele faz para mim” O Google considera
diversos fatores para o ranqueamento, sendo que só poucos são divulgados, e
ainda mudam periodicamente. Entre eles, estão aspectos como idade do
domínio, quantidade e qualidade de links apontando para o site, código
semântico, velocidade de carregamento da página, entre outros fatores. “A
visão profissional – técnica e estratégica – é fundamental para o sucesso do
SEO. Considerando a importância que o Google tem hoje na busca por empresas,
fornecedores e parceiros, o investimento nesse canal não pode ser
subestimado”, conclui.
Sobre a Redsuns (www.redsuns.com.br)
A Redsuns é uma agência de comunicação digital com foco em performance
on-line.Especializada em criação de sites, gerenciamento de mídias sociais e
gestão de campanhas com links patrocinados, a empresa oferece soluções
digitais personalizadas para atingir os resultados desejados para cada
cliente.