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Comunicação unificada é alternativa para superar a crise

por Agência Canal Veiculação

Por Cristiano Felicíssimo*

Com a conjuntura econômica desfavorável que está atingindo companhias de todos os setores é preciso buscar meios para driblar a crise sem deixar de investir em inovação e já visando o crescimento. Não é à toa que um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que mesmo neste cenário os gastos e investimentos com TI se mantiveram iguais ao do ano passado, correspondendo a 7,6% da receita das empresas. Outro dado interessante da pesquisa mostrou que 30% do total é destinado a investimentos, sendo o restante classificado como despesa.

Uma saída é aplicar recursos em soluções que garantam redução de custos em curto e médio prazo, como as de comunicação unificada. O deslocamento de colaboradores mostra-se um problema para as organizações, pois as despesas com passagem e hospedagem são expressivas e impactam o orçamento. Além do tempo, que atinge diretamente a produtividade. Por isso, a agilidade proporcionada pela tecnologia garante celeridade nos processos, o que é extremamente importante já que estamos presenciando um momento no qual apenas um minuto pode ser crucial para a tomada de decisão e as negociações.

Quando se coloca no papel o custo versus benefício dos investimentos em inovações que auxiliem na redução destes custos é possível perceber as vantagens com rapidez. A comunicação unificada consiste em um conjunto de produtos que integram diversos sistemas em tempo real, permitindo uma interface única para o usuário final, propiciando com que por meio de tecnologias de voz, dados e imagens, como videoconferência, audioconferência, telefonia IP, redes de voz e dados, entre outras, as companhias possam realizar reuniões, por exemplo, com a mesma eficácia e um custo menor.

Ainda é possível a implementação de equipamentos que capturam as imagens em full HD, com compressão e descompressão nas duas pontas. Durante uma reunião essa qualidade tecnológica resulta em boas experiências para ambas as partes, ajudando a quebrar a barreira cultural que faz com que haja a preferência pelos encontros pessoais.

Existem diversas soluções disponíveis no mercado e elas podem ser adaptadas, de acordo com a necessidade de cada empresa. As de rádiocomunicação, por exemplo, permitem a conectividade em locais onde o cabeamento não é adequado. Já outras podem ser aplicadas na rede de telefonia. Uma vez operando com o sistema IP, combinado de sistemas de voz e dados em uma única rede, é possível realizar chamadas gratuitas entre as filiais, além de outros benefícios.

Vale avaliar qual tecnologia atende melhor as necessidades da empresa e analisar a relação custo versus benefício em curto, médio e longo prazo. Projetos eficientes são investimentos que trazem melhoras para o dia a dia das companhias e ajudam a diferenciar as que passarão pela crise e as que ficarão pelo caminho.

* Cristiano Felicíssimo é diretor de Pré-vendas da Seal Telecom.

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