Home Artigos Como os pijamas surgiram?

Como os pijamas surgiram?

por Paulo Fernandes Maciel

A história dos pijamas

O pijama é uma das peças muito famosas dentro do mundo da moda íntima, principalmente, por serem indispensáveis. Essa roupa normalmente é usada para dormir e tem como principal objetivo promover máximo conforto para garantir uma boa noite de sono.

Normalmente são encontrados em conjuntos, sendo possível ser uma calça e uma t-shirt, ou um shorts e uma regata com alça fina (considerado um short doll) ou algo mais sexy, como um baby doll. Independente do modelo escolhido, todos eles prezam pelo máximo conforto e por isso são fabricados com tecidos que possam suprir essa necessidade, como o algodão, cetim ou seda.

Sabendo da importância dessas peças no dia a dia de tantas pessoas, esse texto contará um pouco mais sobre a história dos pijamas e o que foi preciso para que ele se tornasse o que é hoje!

Pijama

1870 – Os colonizadores conhecem o traje de dormir!

Antes de 1870, na Europa, que era considerada a maior potência da época, os trajes de dormir, conhecidos atualmente como pijamas, não existiam. Diferentemente das lingeries, que existiam desde a Idade Média, os pijamas possuem uma história muito recente, que começou em 1870.

As roupas usadas para dormir antes desse ano eram as mesmas usadas durante o dia, algumas peças eram retiradas para que tivessem mais conforto, porém não se trocava de roupa. Afinal, o único objetivo dessa peça durante a noite era proteger do frio intenso da região.

Quando os europeus, mais especificamente os britânicos, chegam à Índia em 1870 eles descobrem os trajes de dormir hindus, que nada mais eram do que batas longas com amarração na cintura, sendo usadas tanto por homens quanto mulheres.

Popularização do pijama pelo mundo

Quando os europeus conheceram as peças Orientais usadas para dormir, esse conceito foi levado para a Europa e logo se espalhou pelo mundo. No entanto, esses trajes, que se assemelham às camisolas atuais, eram usados pela nobreza.

Os pijama passaram a fazer tanto sucesso que no final do século XIX, os estilistas começaram a desenhar modelos masculinos com calças e camisas, quase todos os conjuntos também possuíam uma touca. A partir do avanço da revolução industrial esses conjuntos passaram a ser produzidos em massa, sendo confeccionados principalmente por flanela e seda.  

Esses modelos se limitavam exclusivamente ao uso masculino, sendo possível comprá-los com estampas xadrez ou listradas.

Os trajes de dormir femininos ganharam espaço

Na transição do século XIX para o século XX, as mulheres ainda não podiam utilizar calças em público e os trajes de dormir eram os mesmos descobertos em 1870 no Oriente. Mas, em 1920 esse cenário mudou consideravelmente graças à estilista Gabrielle Coco Chanel.

Neste ano, a estilista desenvolveu uma linha de roupas de dormir feminina totalmente inovadora e elegante, com peças de seda, conjuntos com calças, camisolas mais elaboradas e isso ganhou o gosto da mulherada. Era comum que as mulheres usassem esses trajes em casa o tempo todo, sendo possível encontrar algumas que desfilavam com as peças pelas ruas.

Essas peças como o pijama se tornam indispensáveis!

Essa ação que ocorreu em 1920 sacudiu o mercado e a partir daí diversos modelos começaram a surgir, sendo cada vez mais elaborados e com o objetivo de atingir principalmente o público feminino.

Em 1960 surgem os famosos short doll e a partir desse momento, era cada vez mais importante inovar na criação de pijamas. Essa história deu origem aos modelos que conhecemos hoje, como a camisola sexy, e que se tornaram indispensáveis no armário de qualquer mulher.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações