Home Artigos Como os pagamentos digitais potencializam diversos setores

Como os pagamentos digitais potencializam diversos setores

por Paulo Fernandes Maciel

É inegável que a vida e todos os seus aspectos caminham rumo à digitalização. Antigas tarefas, como ir ao banco, foram transportadas para o ambiente online e os empecilhos físicos foram substituídos pela simplicidade dos sites e aplicativos. E um dos pontos fundamentais dessa revolução são os pagamentos digitais.

Ao adicionar uma forma segura de realizar transações virtuais, a internet tornou-se um campo vital para diversos negócios. Todos os setores que conseguiram integrar suas operações no universo conectado estão notando como cada avanço nesse campo de pagamentos digitais reflete no lucro.

As vendas pela internet revolucionaram muitas empresas e o mundo digital mostrou-se propício para o nascimento de empreendimentos em variados segmentos. A seguir, veremos exemplos de setores que foram beneficiados pelos novos métodos de pagamentos virtuais.

pagamentos digitais

A passarela digital

Quando o comércio digital dava os seus primeiros passos, a indústria da moda sofreu para se adaptar a essa nova realidade. Dois fatores jogaram contra: não poder provar a roupa e pela dificuldade de devolver um pedido. Tais questões fizeram com que os clientes demorassem algum tempo até começar a sentir confiança para comprar online.

Logo, vieram as formas simples e grátis de devolver um pedido, a melhoria na segurança da compra e a multiplicação dos métodos de pagamento — a prova da roupa é um desafio, até agora, insuperável. As facilidades venceram e o comércio de moda digital conquistou seu lugar ao sol.

As lojas online dispensam diversos gastos fixos dos estabelecimentos físicos. Além disso, podem estar em todos os lares do país, sem custo extra. Com isso, as ofertas e promoções virtuais são muito atraentes. Em 2022, foi registrado um aumento de 16% nas transações dos e-commerce de vestuário.

Para explicar todo esse sucesso é preciso observar os benefícios que o consumidor encontra ao comprar pela internet. Em primeiro lugar estão os pagamentos digitais, que cresceram em variedade e um número maior de clientes pode escolher a sua forma habitual. Logo, estão as promoções, que nesse segmento são muitas, e o parcelamento das compras. Por fim, a devolução sem custos é a cereja do bolo, ter a confiança de comprar e poder devolver sem pagar se o modelito não convencer é uma alternativa vital nesse setor.

Uma loja com todos os jogos do mundo que atua com pagamentos digitais.

Demorou, mas chegou. Os gamers mais antigos lembram que para adquirir novos jogos era preciso ir a uma loja física para comprar. Atualmente, com os estabelecimentos digitais, como o Steam, os jogadores podem escolher o título, pagar online e fazer o download. Um processo rápido e fácil, que faz as bibliotecas de jogos crescerem e o lucro das produtoras também.

Os principais consoles de videogame são produzidos pela Sony e pela Microsoft. Essas duas empresas oferecem suas respectivas lojas digitais para vender jogos, especialmente, os títulos exclusivos, como o The Last of Us, da PlayStation, ou o Gears of War, do Xbox Series X.

Essas tendas online só foram possíveis graças à criação dos pagamentos digitais. Ao poder vender para todos os usuários sem precisar de um espaço físico, todo o mercado foi beneficiado pelo aumento nas vendas.

Um segmento de jogos eletrônicos que nasceu devido aos novos métodos de pagamento é o iGaming. Nessa categoria estão aqueles títulos criados nos cassinos, como poker e blackjack, e que podem envolver apostas em dinheiro.

O poker online é um bom exemplo disso. A modalidade é famosa no mundo todo e, além dos campeonatos oficiais, o jogo é muito praticado em reuniões de amigos. Devido a essa dualidade, existem partidas “amistosas” e também mesas para jogar poker valendo dinheiro, num ambiente seguro e verificado. Nesse caso, os usuários podem escolher diversas formas de pagamento, começando pelos tradicionais cartões de débito e crédito, passando pelo PayPal, boleto e Pix.

Variedade para comer e para pagar

Outro setor beneficiado por essa onda de novas formas de pagar por serviços e produtos é o de comida a domicílio ou delivery. Os apps de entrega de comida se tornaram uma ferramenta indispensável.

O ano de 2020 foi o auge para essas companhias, segundo um estudo realizado pela Mobilis, os pedidos em casa aumentaram 187% no período. A pesquisa contou com 46.000 participantes e também revelou que o gasto médio por pedido rondava os R$ 100.

Além da comodidade de poder escolher o restaurante, os pratos e recebê-lo no conforto de casa, os usuários desses serviços também contam com uma infinidade de formas de pagamentos, que vão desde pagar em dinheiro quando chega o pedido até opções de cashback — quando parte do valor retorna em forma de créditos para o comprador. Também existem apps que contam com créditos dentro do sistema, que são pagos com dinheiro real.

Todas essas facilidades mostram que os pagamentos digitais ou eletrônicos desempenham um papel fundamental na revolução que a internet traz aos mais distintos setores, oferecendo praticidade, segurança e agilidade nas transações online que simplificam a vida dos consumidores e dos vendedores.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações