Por Janaína Almeida
Planejar os resultados do último ano, reavaliar o planejamento da sua empresa e definir quais serão os próximos desafios. Três passos simples que, se aplicados logo no início do ano, podem distanciar ou aproximar sua empresa do sucesso. Dentro dessa estratégia, uma atitude que pode te levar diretamente do oceano vermelho para o azul é adotar uma meta SMART para a comunicação do seu negócio.
Essa metodologia estrutura sua meta em um plano de ação baseado em estimativas reais. A denominação SMART deve-se a abreviação (em inglês) dos cinco critérios necessários para sua construção:
- Specific (Especificidade)
- Mensurable (Mensurável)
- Attainable (Alcançável)
- Relevant (Relevante)
- Time-related (Temporal)
Apesar da maioria das empresas entenderem a importância da comunicação para o sucesso do negócio, muitas vezes, por falta de tempo ou de recursos, principalmente no caso das PMEs, o setor fica um pouco esquecido dentro da estratégia da empresa, sendo ativado apenas em casos de “emergências”.
Por isso, se o seu objetivo é virar a chave do jogo e crescer em 2017, você precisa mudar esse mindset dando a importância que a comunicação da sua marca merece e é aí que a meta SMART vai te ajudar.
Veja a seguir o passo a passo para aplicar essa metodologia.
1º) Especifique a sua meta
O primeiro passo para a construção da sua meta SMART é a sua definição propriamente dita. Nesse momento, é essencial que você tenha clareza quanto ao seu objetivo estratégico.
Se a meta da sua empresa é crescer 30% até o final do ano, por exemplo, se pergunte como a comunicação pode contribuir para você atingir esse objetivo. Para isso, você pode calcular qual a sua média de conversão de leads e, a partir daí, definir quantas pessoas precisam entrar no seu funil de vendas até que você consiga fechar um negócio.
Após saber exatamente o que você deseja é hora de definir como a comunicação pode te ajudar. Para isso, faça a seguinte reflexão:
Para alcançar meu objetivo estratégico eu preciso…
- Captar mais leads
- Encantar meus clientes e prospects
- Engajar o meu público
- Ser referência no meu setor
- entre outros!
Em seguida, visualize quais ferramentas você pode usar para atingir seu objetivo. Por exemplo:
- Para captar mais leads e torna-se referência você pode investir em assessoria de imprensa;
- Para encantar e engajar seu público, nada melhor do que as redes sociais;
- Já para educar, se relacionar e gerar interesse pela marca, o marketing de conteúdo é a alternativa mais recomendada.
Após definir uma meta bem específica, você pode seguir em frente.
2º) Crie indicadores
Continuando no exemplo anterior, vamos supor que a sua meta seja a seguinte:
Aumentar em 30% o número de leads recebidos pela empresa através de ações de assessoria de imprensa e marketing de conteúdo
Agora, pense como você pode mensurar essa meta em termos financeiros, de tempo ou de resultados. Algumas questões importantes:
- Quais resultados mensais você espera?
- Como poderão ser avaliados?
- Quanto tempo de dedicação será necessário para alcançar a meta?
Busque o maior número de indicadores possíveis, assim, você poderá acompanhar seus resultados com muito mais efetividade.
3º) Torne sua meta alcançável
Depois de definir e criar indicadores para sua meta é hora de planejar o caminho para alcançá-la.
Como será possível você aumentar o número de leads da sua empresa se não direcionar recursos e esforços para esse fim? Por isso, nesse momento da metodologia SMART você deve verificar até onde está disposto a se dedicar ao seu objetivo.
Em seguida, comece a se planejar. Defina seu budget, quanto tempo poderá dispor para o acompanhamento dos resultados do plano, prazos, pessoas, quais adequações sua empresa deverá fazer para atingir a sua meta, entre outros.
4º) Verifique sua relevância
Para que sua meta seja relevante, mais do que gerar ganhos financeiros, ela precisa estar alinhada com o seu propósito. Portanto, pense em como ela irá ajudar a sua empresa a chegar ao patamar desejado, se vai impactar positivamente seus funcionários e clientes, se está em coerente com as atuais políticas do negócio, entre outras questões.
Antes de investir seu tempo e seu dinheiro em uma meta SMART, você precisa estar ciente de seus benefícios tanto tangíveis quanto intangíveis.
5º) Estabeleça limites
O último critério a ser analisado na metodologia SMART é o tempo. Para evitar cair na armadilha da procrastinação é muito importante que você defina prazos.
Quando não temos urgência ou uma data, a tendência é ficarmos sempre adiando. Então, não perca mais tempo! Agora que você já tem clareza sobre o quê, como, onde e o porquê da sua meta é hora de bater o martelo no quando.
Quanto antes você começar, melhor! Escolha o seu day one e estimule prazos para o cumprimento de todas as suas próximas etapas. Mas, lembre-se, quanto mais realista você for, maiores são suas chances de sucesso.
Bom, espero que esse artigo te ajude na elaboração da sua meta de comunicação para 2017 e, consequentemente, no crescimento da sua marca.
Se você já está nesse caminho, compartilhe nos comentários como está sendo esse processo e se tiver qualquer dúvida não hesite em nos procurar!
Janaína Almeida é jornalista na InformaMídia Comunicação, e colaboradora do Blog da PME.