Home Artigos Comércio eletrônico para 2020 comportará novas tendências

Comércio eletrônico para 2020 comportará novas tendências

por Paulo Fernandes Maciel
Comércio eletrônico

Tendências do comércio eletrônico para 2020

Existem hoje no Brasil cerca de 90 mil lojas virtuais, que juntas devem somar um faturamento de R$ 80 bilhões em 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Comércio eletrônico 2020

Neste mercado, as compras pelo smartphone e tablet ultrapassaram em 2018, pela primeira vez, os números do desktop: 53,8% contra 46,2%.

No entanto, a taxa de conversão (número de usuários que conclui a transação) de sites móveis costuma ser a metade da taxa de uma página de computador, conforme a ABComm.

Por isso, empresas de e-commerce devem pensar além das suas versões mobile, em como melhorar a versão desktop para os usuários e aprimorar a experiência de compra dos clientes, apostando em novidades do mercado eletrônico.

Profissional indica o que deve se fortalecer no Comércio Eletrônico no próximo ano.

Renato Zadrozny, do Posthaus, e-commerce de moda com 1,5 milhão de pedidos faturados por ano, comenta sobre algumas tendências que devem se fortalecer em 2020 neste cenário.

O site pelo qual ele é responsável no quesito usabilidade, tem 35 mil produtos cadastrados, oito milhões de acessos por mês e vende uma peça a cada 6,7 segundos.

Lançado há 12 anos, 2,3 milhões de clientes já faturaram pedidos no Posthaus.

Avaliação com fotos e vídeos


Zadrozny explica que essa já é uma tendência nos e-commerces da China. “Aqui, percebemos que a avaliação dos produtos ajuda muito na decisão de compra das pessoas.

Nossos clientes são bem engajados, costumam dar características pessoais, como altura e peso, para ajudar outras pessoas com uma noção mais real do caimento do produto no corpo”, comenta.

No entanto, ainda não é comum essa avaliação vir acompanhada de uma foto ou vídeo do consumidor e essa é uma das tendências que deve ganhar força no próximo ano.

Sites mais leves

O Posthaus, de forma pioneira no segmento de moda, utiliza tecnologia PWA (Progressive Web Apps), em sua versão desktop.

A novidade deve ser uma forte tendência em 2020, transformando os sites das empresas em uma espécie de aplicativo, que ocupa bem menos espaço nos equipamentos dos usuários, como smartphones e tablets, e traz benefícios como navegação mais rápida e fácil, além de baixo consumo de internet.


Os sites que utilizam PWA podem ser usados independentemente do browser ou dispositivo;

Consomem muito menos internet e até funcionam offline;

Enviam notificações push; permitem que o usuário adicione um atalho no smartphone ou computador que abre o site, como se fosse o ícone de um app;

Atualizam automaticamente e proporcionam uma experiência parecida com a de um aplicativo nativo.

“Desde que a tecnologia PWA foi implantada na versão mobile do Posthaus, em 2018, o aumento na taxa de conversão foi de 22%”, comenta Zadrozny.

Busca e compras por comando de voz

As pesquisas por voz estão se popularizando.

Estima-se que 15% de todas as buscas no Google, são feitas diretamente no navegador ou pelo assistente digital, como a Siri, por voz.

Devido aos diferentes dispositivos disponíveis, como smartphone, alto-falantes inteligentes ou até mesmo a TV, o reconhecimento da fala está em constante aprimoramento.


“Embora os sites e aplicativos de comércio eletrônico que utilizam a pesquisa por voz ainda sejam raros, algumas pesquisas já provaram que que há oportunidades para explorar neste segmento”, comenta Zadrozny. Os usuários tendem a formular suas consultas no formato de uma pergunta ao invés de palavras-chave ao fazer uma pesquisa por voz.

Por esse motivo, é possível garantir os melhores lugares entre os resultados de pesquisa com métodos de SEO, estruturando dados e elaborando frases para os mecanismos de busca.

Criação e personalização automatizadas de anúncios


A eficácia da mídia publicitária depende de sua relevância no contexto em que é inserida.

Além do conteúdo do anúncio, Zadrozny explica que isso também inclui o ambiente do usuário, por exemplo, sua localização.

Por isso, é importante investir nos anúncios automatizados.

“As tecnologias que personalizam automaticamente a criação de anúncios usam informações de contexto disponíveis para adaptar dinamicamente as várias partes da mídia publicitária, como as imagens e chamadas para ação. Por meio do aprendizado de máquina e exploração (teste A/B automático) das variantes, as ferramentas melhoram continuamente as suas taxas de cliques dos anúncios”.

É como detalha o profissional.

O resultado é maior conversão dos anúncios.

Retirada de produtos em locais físicos


O Posthaus não tem loja física, mas, em breve, os clientes que quiserem poderão retirar suas encomendas.

“Já está em desenvolvimento um projeto, em parceria com a Pegaki, para a entrega dos itens em lockers, similar ao modelo praticado pela Amazon, nos Estados Unidos.

Isso deve acontecer já em 2020 e é um grande tendência no comércio eletrônico”, explica Zadrozny.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações