Com a gestão por indicadores de performance não poderia ser diferente, principalmente no que diz respeito ao mercado atacadista distribuidor. Por meio desse modelo, é possível monitorar e avaliar o dia a dia das empresas, além de acompanhar o andamento e o alcance das metas, identificar as etapas para atingir as melhores práticas, bem como a correção de problemas ou alterações necessárias. Assim, amplia-se a relação do setor com os consumidores e tem-se um controle mais assertivo da operação.
A adoção se torna ainda mais forte quando pensamos que a gestão por indicadores de performance, principalmente quando embasada por uma solução de BI (Business Intelligence), traz um novo tempo para a gestão do atacadista distribuidor. Abaixo apresento cinco motivos para você adotar a gestão por indicadores o quanto antes.
1) Criar um “raio x” para o negócio
As atribuições dos gestores de um atacado distribuidor são muitas e sobra pouco tempo para analisar os números da empresa, criar cenários e antecipar os desafios. No entanto, essa correria acaba retardando o processo evolutivo do negócio. Adotar a gestão por indicadores desfaz esse nó, porque contribui para que os gestores, assim como todos os funcionários, tenham o acesso facilitado aos sinais vitais de seus departamentos e discutam novas ou diferentes ações. Visualizar um painel de controle com indicadores de performance é como ver um “raio x” ou uma foto atualizada da empresa, o que faz toda a diferença para a tomada de decisão.
2) Atuar na causa do problema
É muito importante conseguir agir rapidamente para a correção de um problema, mas é mandatório entender as causas, para que a falha não volte a acontecer. A gestão por indicadores, quando suportada pela tecnologia adequada, possibilita cruzar informações das mais diversas fontes (sejam o ERP da empresa, os e-mails trocados ou uma planilha do computador) para que se chegue à causa do problema e à sua solução definitiva. Uma ferramenta de Business Intelligence (BI), por exemplo, é uma grande aliada para o manuseio prático dos dados e de sua consequente análise.
A gestão por indicadores, quando suportada pela solução adequada de BI, permite, por exemplo, avaliar em quais situações acontecem avarias, trocas e devoluções, cruzando com as condições de armazenagem dos produtos e com as rotas mais críticas para a realização das entregas. Além disso, também é possível identificar se o volume comprado da indústria está abaixo da demanda, podendo causar ruptura (falta de produto).
3) Trabalhar com informações precisas
Algumas perguntas podem ajudar a decifrar como está o andamento de sua empresa. Você sabe qual é o seu supervisor mais lucrativo e por quê? Sabe dizer quais produtos estão estocados em excesso, acima do giro médio? E o número de clientes inativos hoje? Se essas perguntas deixaram uma grande interrogação na sua cabeça é porque sua empresa já está em um nível maior do que você imagina. No entanto, quanto mais o seu negócio prospera, mais afiada a gestão deve ser para não perder o ritmo e o atingimento dos resultados esperados. Por isso, ter informações precisas e confiáveis sobre o negócio permitirá melhores negociações com seus fornecedores e clientes, garantindo maior rentabilidade e também reduzindo custos com ações emergenciais e com retrabalho. Para conseguir essa precisão, é necessário conectar as de informações, de forma prática, e ter produtividade na geração de indicadores e painéis de controle. Incluindo, assim, mais um ponto que reforça a importância da implementação da gestão por indicadores com o apoio de uma solução de BI.
4) Elevar a maturidade da gestão
5) Garantir transparência nos resultados
Estabelecer indicadores de performance e divulgá-los claramente para toda a equipe é fundamental para que todos saibam por quais resultados serão cobrados. O alinhamento transparente das obrigações e expectativas torna a busca por resultados mais efetiva e ainda evita mal entendidos entre chefes e subordinados. Os painéis para acompanhamento dos indicadores podem ser divulgados em televisores dentro dos departamentos, por e-mail, portal web ou aplicativos móveis, de acordo com o perfil do seu distribuidor. O importante é garantir que todos busquem os mesmos objetivos, fortalecendo o negócio para que possam demonstrar com maior assertividade os resultados.
Para sua empresa crescer de forma sustentável e atingir a excelência operacional, a melhor opção é olhar com atenção para os processos internos. Por meio da gestão por indicadores e com a casa em ordem, o atacado distribuidor conseguirá a força necessária para se manter competitivo e rentável.