Pesquisadores da Universidade Northwestern estão modificando as baterias de lithium-ion para que durem 10 vezes mais e recarreguem 10 vezes mais rápido que a tecnologia utilizada atualmente. Segundo os cientistas, esta nova tecnologia poderia chegar ao mercado em até 5 anos, de acordo com informações reportadas pela BBC.
Os cientistas estariam inserindo milhões de pontos minúsculos (de 20 a 40 nanômetros de diâmetro) e modificando o movimento e a densidade das células de lithium-ion, o que ajudaria a melhorar a vida útil da bateria e a velocidade no processo de recarga.
Um protótipo desenvolvido desta forma pela equipe de cientistas da universidade pode ser recarregado completamente em apenas 15 minutos e dura uma semana com uma única carga.Os pesquisadores explicam que a velocidade e a densidade de uma bateria podem ser modificadas ao utilizar diferentes materiais durante o processo de fabricação do componente.
“Mesmo após 150 recargas, que daria cerca de um ano de operação, a bateria ainda está cinco vezes mais eficiente que as baterias lithium-ion no mercado atualmente”, afirmou à BBC o Dr. Harold Kung, cientista chefe do projeto.