Empresa visa expansão para o México no primeiro trimestre de 2022
País possui a segunda maior economia da América Latina; especialista comenta o
motivo que o levou a investir no local
As expansões internacionais das empresas têm como objetivo gerar aumento na
competitividade, reconhecimento maior da marca, atingir diferentes públicos consumidores
e, principalmente, reduzir a dependência do mercado interno, levando em consideração
todo o cenário político e econômico.
Nesse sentido, no Brasil, segundo artigo divulgado pelo Santander, através de uma
pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em 2017, 71,9% das empresas
multinacionais brasileiras aumentaram o investimento no exterior. Além disso, de acordo
com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de
Capitais), estima-se que o patrimônio de investimento de brasileiros no exterior tenha
chegado a R$ 827,19 bilhões em novembro de 2021, uma alta de 28,7% quando
comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Diego Ortiz, co-fundador da Chili Publicidade, empresa especializada em marketing digital,
comenta sobre como foi a sua experiência na expansão internacional que a corporação está
passando. “Nosso principal objetivo, com a expansão para o México, é proporcionar aos
nossos clientes serviços positivos e estratégias de marketing digital mais adequadas para a
América Latina. Além disso, não depender exclusivamente do cenário econômico brasileiro
atual pode trazer um certo alívio para os negócios”.
O empresário ressalta que foi identificado um grande problema no setor de anúncios para
empresas na América do Sul e Central: a opção entre ter de atuar junto a empresas
parceiras, que existem em abundância, mas são pouco experientes para a execução das
campanhas; ou com companhias internacionais, que não possuem capacidade para
identificar, atrair e converter os consumidores do mercado latino-americano. “Através do
levantamento desses gargalos é que enxergamos a oportunidade de expandir”, comenta.
O país escolhido para ampliação também não foi à toa e Ortiz ressalta o porquê de terem
considerado o México o local ideal para isso. “O tamanho da economia mexicana nos
mostrou o cenário ideal para esse investimento, além do hub tecnológico”, diz. “O país está
funcionando como um polo de inovação e adoção de estratégias inovadoras para o digital,
além de ser um excelente local para contratarmos e treinarmos talentos motivados e
prontos para nos ajudar no shift cada vez mais focado no digital do mercado local”.
Ortiz finaliza com uma expectativa alta para a novidade, que é esperada para o primeiro
trimestre de 2022. “Sabemos que hoje em dia, os consumidores querem atendimentos cada
vez mais personalizados ao seu estilo de vida. Ainda que um clique seja possível encontrar
as mais diversas marcas, o esperado é que eles sempre escolham aquilo que realmente
está integrado ao seu ambiente”.
Para saber mais, basta acessar: https://chili.pa/pt/quem-somos