Resumo: Fundada há mais de um século, a Chanel é líder mundial em luxo, desde prêt-à-porter, artigos de couro e acessórios de moda até maquiagem, cuidados com a pele, relógios e joias finas. Dedicada a altos níveis de precisão, os valores fundamentais da marca permanecem historicamente fundamentados na criação excepcional e na experiência do cliente. Associada à herança de longa data, ao trabalho especializado e ao “savoir-faire”, a Chanel também está adotando a tecnologia digital, pois reconhece o valor dos insights de dados para se manter à frente da curva.
A Chanel é uma marca que sempre foi pioneira da modernidade, definindo tendências de moda e buscando se reinventar constantemente, abraçando a inovação e o luxo. A empresa está comprometida também com a inovação digital, um meio de entregar experiências excepcionais aos seus clientes. A Chanel confiou na Microsoft para fornecer soluções capazes de abraçar todo o potencial de dados e IA generativa.
Alcançar a excelência com o Microsoft Fabric
“Nossos usuários [internos], dos consultores boutique até nosso CEO, têm acesso aos principais dados da empresa: vendas, estoque, tendências de clientes, etc.”, diz Philippe Baumlin, CIO Corporate da Chanel. Para aprimorar ainda mais suas capacidades de gestão da informação, a empresa tem investido nos últimos anos em plataformas de dados para apoiar a inteligência de negócios e nas análises de mercado. Como parte disso, a Chanel decidiu adotar uma plataforma de dados em toda a empresa alimentada pelo Microsoft Fabric, uma solução de análise de dados tudo-em-um, altamente integrada e fácil de usar.
“Escolhemos o Microsoft Fabric como base desta plataforma, impulsionada por sua capacidade de implementar uma abordagem de malha de dados”, detalha Philippe Baumlin. A ferramenta oferece serviço unificado e uma abordagem descentralizada.
A utilizada pela Chanel se baseia em vários data lakes independentes, cada um aderindo à diretrizes técnicas e funcionais rigorosas. “Criamos um plano técnico que especifica as tecnologias da Microsoft a serem usadas, do Azure ao Power BI, e descreve as práticas recomendadas para uma implementação perfeita“, explica Olivier Barbonnat, CIO Europa.
O Microsoft Fabric é um produto de ponta a ponta que integra tecnologias existentes, como o Azure Data Factory, o Azure Synapse Analytics e o Power BI.
“Um portal de dados comum, alimentado pelos serviços de nuvem seguros da Microsoft, facilita o compartilhamento de dados entre entidades com controles de acesso robustos para proteger a integridade e a propriedade dos dados“, acrescentou Barbonnat. Os dados são um ativo poderoso para a Chanel. Isso exige que seja tratado com responsabilidade. Como uma plataforma de software como serviço (SaaS), o Microsoft Fabric garante a incorporação de recursos internos de segurança e confiabilidade para proteger os dados em repouso e em trânsito. O Fabric também evolui dinamicamente com aprimoramentos contínuos, introduzindo novos recursos e controles para se adaptar às mudanças nos cenários de segurança.
Aprimorando a experiência do cliente com IA generativa
Ao adotar uma estratégia de gerenciamento de dados moderna em toda a empresa, a Chanel pode alavancar a IA generativa em todo o seu potencial. A grife de luxo francesa lançou uma iniciativa multifuncional para elevar a experiência dos funcionários e superar as expectativas dos clientes.
“Um dos pontos fortes únicos da IA é sua versatilidade, permitindo-nos inovar em várias áreas, desde marketing até criação de conteúdo, pós-atendimento de vendas, atendimento ao cliente, cadeia de suprimentos, e-business e RH…”, diz Vincent Arcin, Diretor Digital Europa da Chanel.
A empresa concentra sua iniciativa digital em três domínios que são fundamentais para o sucesso da Chanel: experiência do cliente, excelência operacional e eficiência dos funcionários. Com a IA, ela encontra novas maneiras de elevar a experiência do cliente por meio da personalização e de recomendações relevantes de produtos.
Além disso, os recursos de IA generativa oferecidos pelo Azure OpenAI Service são excelentes ferramentas para aumentar a produtividade. A empresa agora pode se beneficiar de um suporte significativo na realização de traduções em tempo real ou monitoramento de qualidade, o que está agregando valor considerável para as equipes de Atendimento ao Cliente que atendem a um público global.
A IA generativa também ajuda os funcionários a trabalharem de forma mais eficiente, simplificando as tarefas diárias. A Chanel então desenvolveu programas específicos de treinamento e upskilling para seus funcionários, dessa forma eles podem aproveitar ao máximo essas tecnologias em suas funções diárias como usar o Copilot para melhorar a eficiência.
As informações mais relevantes ficam facilmente acessíveis aos funcionários para ajudar nos processos de tomada de decisão e isso é possível graças as tecnologias de ponta da Microsoft que estão sendo adotadas. “Aplicativos, pesquisa baseada em conhecimento e bots relacionados a treinamento são alguns dos exemplos de áreas que estão se beneficiando da tecnologia“, conclui Arcin.
A Chanel demonstra na prática como abraçar novas perspectivas oferecidas por tecnologias de ponta, mantendo a criatividade, o artesanato e os relacionamentos humanos no centro da marca são importantes para moldar o futuro.