Como diz o autor Eugenio Mussak, em seu livro Metacompetência, o mundo anseia por pessoas criativas e flexíveis, mais do que especialistas superinformados. Disso, deduz se que o diploma, especialização, mestrado ou MBA continuam sendo muito importantes, mas não é mais a chave-mestra que irá abrir todas as portas. Atualmente, são valorizadas pessoas multimídias, com capacidade de agir de forma mais abrangente, possuidoras de qualidades humanas tão bem cuidadas quanto as qualidades acadêmicas e profissionais.
E essa transformação no campo comportamental ao quais os executivos vêm assimilando fez a grande diferença para o jovem empresário Daniel Tertuliano. A preparação técnica e acadêmica deram lugar para uma habilidade
que é fundamental, a de lidar com a inteligência emocional e interpessoal. Uma prova disto é que ele, hoje, consegue atuar em diversos segmentos distintos, sendo que todos possuem algo em comum: as relações humanas.
Nos anos 90, no bairro do Jaraguá, Daniel fez de tudo um pouco. Dos 12 aos 15 anos trabalhou em lava rápido e paralelamente a essa atividade, quando chegava em casa, confeccionava rabiola de pipa a R$0,10 centavos cada.
Fazia 200 unidades por noite até às 2 da manhã, recorda.
O objetivo era compra seu primeiro computador. Poupou o dinheiro, mas no primeiro momento achou melhor comprar uma lavadora estilo tanquinho para a sua mãe. Por isso, só conseguiu adquirir o computador após seis meses, na época um IBM Personal Computer XT (IBM 5160). Como toda semana esse computador estava na assistência técnica criei amizade com o técnico chamado Elvis e ele passou a me ensinar a consertar e montar computador e assim
nasceu o meu espírito empreendedor. Decidi montar e revender computadores, explica Daniel.
Daniel viajava toda semana para bairro da santa Ifigênia paraíso da eletrônica, para comprar peças usadas e montar computadores para revender. Para divulgar o seu trabalho, colava cartazes nos postes do Bairro do Jaraguá e Pirituba anunciando seus computadores geralmente Pentium 133 ou 166 vendia por R$600,00 à vista. Chegou a vender de oito a dez maquinas por mês.
Em 1997, Daniel prestou suporte para a empresa Gravação Virtual e recebeu a proposta de trabalhar na empresa no departamento de Arte Final. Nunca havia trabalhado com softwear gráfico, especificamente corel draw 6, mas mesmo
assim topei. A experiência me permitiu também aprender tudo sobre departamento comercial e administrativo , conta o empreendedor.
Mas após dois anos, a empresa fechou e os proprietários foram morar nos EUA. Por falta de apoio dos seus pais, teve que arrumar um emprego de ajudante geral na empresa Iron Mountain deixando seu instinto empreendedor escondido.
Nesse meio tempo, foi convidado para trabalhar em sociedade informalmente com seu amigo Alex, que havia conhecido na Gravação virtual. Ele fabricava placas em aço inox no quintal de casa e Daniel aceitou o convite assumindo o
departamento comercial do pequeno negócio. Eu ainda trabalhava de ajudante e quando entregava as caixas de documentos e cheques, aproveitava e deixava portfólio dos meus produtos para departamento de Compras e na hora do seu
almoço usava o fax da empresa e enviava o nosso portfólio via fax, com essa garra e persistência e sem medo consegui alavancar as vendas em 70% em apenas três meses. Mas a parceria durou poucos meses devido à ineficiência do sócio.
Em seguida, Daniel recebeu convite para montar uma empresa de troféus juntamente com um sócio capitalista para custear o investimento em maquinários, mas a sociedade durou somente três anos. Mais uma vez, comecei tudo do zero. Sem dinheiro, porém com profundo conhecimento sobre o mercado, apenas com contato e boa relação com clientes.
Daniel transformou um sonho em realidade e montou a empresa Placas em 12 horas a primeira empresa do Grupo DTL, especializada na criação de incentivos Corporativo como medalhas de esportes em geral, diplomas e certificação em metal nobre, troféus e placas de homenagem. Matéria-prima de confiança, rapidez e pontualidade alta qualidade de acabamento são os nossos diferenciais, explica.
Desde o inicio das atividades, a Placas em 12 horas aumentou em 89% seu número de clientes e se orgulha hoje por atender empresas multinacionais, consulados e agencias de propaganda conhecidas em todo o Brasil, e no exterior.
Como um Empreendedor nato Daniel identificou uma oportunidade no segmento da moda em um nicho especifico que ele ela chama vestir musica. Por ser músico e freqüentador assíduo de eventos e shows com influência dos estilos
musicais dos negros norte-americano, percebeu nas roupas, calçados e acessórios dos frequentadores uma elegância impecável. Foi assim que surgiu a idéia de criar uma marca de roupas para o público que curte e se identifica com esse estilo musical e daí nasceu a grife SFK ou Soul Funkeira.
Ainda no segmento da moda, foi lançada a marca Demolisher Fight Wear, que é uma grife voltada a praticantes ou quem curte o mundo do MMA e do UFC. Através da marca são comercializados camisetas, bonés e acessórios diversos.
Também fundou as empresas Camisa em 12 horas e uma Rádio Gospel.
Outra frente de atuação de Daniel é investimento em Bolsa. Ele teve oportunidade de investir em alguns cursos de trader e análise técnica e fundamentalista focado no Mercado Futuro de Commodities Internacionais.
Apaixonado por esse mercado, fundou a Investidores S/A, instituição de ensino focada em tornar transformar pessoas leigas em investidores qualificados, hábeis para operar em um dos segmentos mais lucrativos do mundo, o mercado de futuros e opções de commodities internacionais. Cada aluno poderá acompanhar a aula no tablet fornecido gratuitamente pela escola, com acesso a internet, para acompanhar o desenvolvimento de estratégicas de mercado e todo material didático.
Detentor de um talento nato para identificar novas oportunidades de mercado, Daniel está disposto a investir em novas idéias e não tem medo de arriscar. Por isso, em 2008, recebeu o Prêmio Jovem Brasileiro na categoria destaque
de Moda, e em 2009 recebeu o Premio categoria Empreendedorismo.
O Premio Jovem Brasileiro é considerado um dos maiores eventos direcionados ao público jovem do País. O Prêmio foi instituído em 2002 e já homenageou mais de 200 pessoas de destaque dentro de diferentes áreas de atividade,tendo entre eles nomes de peso como o jogador Kaká, o ator Paulo Vilhena, a atriz Fernanda Paes Leme, o apresentador Marcos Mion, as cantoras Marjorie Estiano e Luciana Mello, o grupo Charlie Brown Jr., o empresário André Skaf e o Instituo Sou da Paz e Meninos do Morumbi.
Os desejos do jovem empreendedor Daneil Tertuliano mostram-se bastante ambiciosos, já que para ele nada é impossível. Ele tem como objetivos seus empreendimento seja referencia, em território brasileiro e no exterior.
Entre os seus principais planos esta está em prestar serviços de Coach ou Mentor ensinando e incentivando outras pessoas a empreender com criatividade e poucos recurso, e também lançamento de um livro sobre sua vida e palestras. A idéia é incentivar os jovens que, assim como ele, também desejam colocar em prática o seu espírito empreendedor. A obra vai conter também dicas sobre educação financeira e investimentos, imprescindíveis, segundo Daniel, para o sucesso empresarial.
Para Daniel Tertuliano, nada é impossível