Home Artigos Carro por assinatura e as principais vantagens

Carro por assinatura e as principais vantagens

por Paulo Fernandes Maciel

O Serviço de Carro por assinatura, é alternativa para quem não quer comprar um veículo novo

Um carro na garagem já foi o sonho de consumo de muita gente, mas nos últimos anos perdeu espaço na lista de desejos. A chamada geração Z (nascida entre 1995 e 2010) prefere se locomover com o uso de aplicativos de mobilidade urbana e outros tipos de veículos alternativos, como a bicicleta, a comprar um veículo. Além disso, os altos custos da manutenção de um carro também dificultam essa relação. E onde entra o serviço de carro por assinatura diante desse cenário?

A indústria automotiva precisou se reinventar e buscou saídas para impulsionar o setor e fazer com que o carro se tornasse mais atrativo para os consumidores em potencial. Foi então que surgiu o serviço de assinatura de veículos. A ideia é oferecer às pessoas o melhor produto e a melhor experiência possíveis, desobrigando o cliente a ter de lidar com toda a burocracia que envolve o processo de compra e venda de um veículo.

Mas, afinal, o que é o serviço de carro por assinatura?

A assinatura de veículos é um serviço em que o cliente paga uma mensalidade pelo direito de usar um carro novo (0 km). As assinaturas incluem diversos benefícios, como seguro e manutenção, por exemplo, e algumas permitem que o assinante alterne entre diferentes modelos de carro durante o período do contrato. A empresa que oferece o serviço, seja uma concessionária, locadora ou a própria montadora, mantém a propriedade do veículo.

Carro por assinatura
Imagem –> (Crédito: iStock)

Há diferentes planos de assinatura para diferentes necessidades e bolsos. Pense nos serviços de streaming que é possível assinar e tente substituir séries e filmes por carros. A lógica é quase a mesma, mas com algumas diferenças, é claro. Alguns planos oferecem mais benefícios que outros e custam mais caro. Pode-se assinar por diferentes períodos de tempo (mensal, trimestral, semestral e anual), e algumas plataformas dão desconto se você renovar por mais tempo. Essas são algumas das semelhanças.

Os serviços de carro por assinatura oferecem dois benefícios principais aos clientes: facilidade e flexibilidade. O processo é simplificado; basta assinar o veículo por telefone ou através de um aplicativo, com apenas alguns toques no botão, enquanto outra pessoa cuida de todos os detalhes. É um serviço voltado para as novas formas de consumo da população, e muitas das empresas entregam o carro diretamente na casa do cliente.

Leia também:

Organização e planejamento para uma viagem de carro

Veículo elétrico – Vale a pena investir em um carro elétrico?

Cinco cuidados que evitam dor de cabeça na compra de um carro usado

O que um serviço de carro por assinatura oferece aos seus clientes?

Quando se tem seu próprio carro, precisa cuidar de todas as complicações que envolvem mantê-lo, pois há muitas coisas para controlar e pagar. Assinar um veículo acaba com todos esses aborrecimentos, já que a empresa é responsável por toda essa parte. A mensalidade cobre revisão, seguro, IPVA, assistência, dentre outros serviços e taxas – a única coisa com a qual você precisa se preocupar é o combustível.

Ao optar pela assinatura de veículo, surge a oportunidade de dirigir um carro novo e diferente a cada renovação de contrato. Se, ao final do período de um ano, por exemplo, for lançado um novo modelo que o cliente queira experimentar, poderá fazê-lo sem problema. O serviço também oferece flexibilidade para a troca de carro de acordo com as suas necessidades, ou seja, se de repente é necessário ter mais espaço, é possível optar por um modelo SUV.

A depreciação de um automóvel é sempre motivo de preocupação para quem está planejando comprar um carro pela primeira vez. Afinal, caso seja preciso vendê-lo para adquirir um novo, poderá ter prejuízo. Com o serviço de assinatura de veículos, não é necessário se preocupar com fatores externos que afetam o valor do carro, tampouco terá de se preocupar em vendê-lo e conseguir o melhor preço por ele.

Carro por assinatura
Toyota Highlander – Imagem –> (Crédito: iStock)

Qual a diferença entre assinar e alugar um carro?

As assinaturas oferecem ao cliente a posse em tempo integral de um veículo durante um período relativamente longo – grande parte dos contratos tem duração mínima de um ano. Já o aluguel é oferecido para períodos curtos, quando se quer fazer uma viagem durante o fim de semana ou pegar a estrada durante as férias, por exemplo. Além disso, ao alugar um veículo, ele quase nunca é 0 km, ao contrário do veículo oferecido pelo serviço de assinatura.

Em dúvida entre financiamento e carro por assinatura?

O financiamento continua sendo uma boa opção para quem pretende manter o mesmo veículo por muitos anos. Se este não é o seu caso, o carro por assinatura oferece muito mais vantagens, e deve ser considerado. O assinante ficará livre dos encargos burocráticos da aquisição de um veículo e não terá de se preocupar com o risco de roubo, dano e manutenção do automóvel, que ficará a cargo da prestadora do serviço.

Carro por assinatura – Imagem –> (Crédito: iStock)

Há desvantagens?

Sim, todo serviço tem vantagens e desvantagens. Neste caso do carro por assinatura, consideramos que as vantagens superam as desvantagens. De qualquer maneira, tome bastante tempo para decidir se a assinatura de um veículo é adequada para a sua situação e para as suas necessidades. Por exemplo, se o cliente quer um carro para trabalhar como motorista de aplicativo, talvez esta não seja a melhor opção, já que a maioria dos serviços de carro por assinatura tem um limite de quilometragem rodada por mês.

Tendência para os próximos anos

O carro por assinatura vem sendo cada vez mais procurado pelo público, e a tendência é de que cresça muito mais à medida em que os consumidores procurem maneiras alternativas para ter todos os benefícios de um veículo próprio, sem ter o ônus de arcar com os altos custos de sua manutenção e a burocracia para adquiri-lo.

Caso ainda esteja em dúvida quanto à opção ideal e que trará mais benefícios, tente outras alternativas até ter certeza do que vai fazer. Caso precise de um veículo para alguma viagem de última hora ou para trabalhar, é possível buscar serviços de aluguel de carros em Curitiba, São Paulo e em outras cidades do Brasil, pois são uma alternativa que também têm pontos positivos se comparado à compra de um carro.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário