Home Artigos Carregamento sem fio de veículos recebe padronização

Carregamento sem fio de veículos recebe padronização

por Paulo Fernandes Maciel

MAHLE estabelece padrão global para carregamento sem fio de veículos elétricos

A SAE International escolheu o sistema de posicionamento da MAHLE como a solução global para o carregamento sem fio de veículos elétricos.
A solução entre fabricantes possibilita um lançamento abrangente e rápido no mercado.
O CEO da MAHLE, Arnd Franz, afirma que é “um forte impulso para a e-mobilidade“.

A SAE International escolheu o sistema da MAHLE como a solução global para o carregamento sem fio. O carregamento indutivo, ou seja, sem fio, de veículos elétricos é muito mais conveniente, pois não é necessário lidar com cabos ou procurar por uma estação de carregamento com um plugue adequado. A MAHLE desenvolveu uma tecnologia que permite que um veículo elétrico seja precisamente alinhado acima da bobina de carregamento no chão.

carregamento sem fio

A tecnologia preenche a lacuna crucial na padronização.


A SAE, uma renomada associação sem fins lucrativos voltada para o avanço das tecnologias de mobilidade, sediada nos Estados Unidos, fecha assim a última lacuna na padronização do carregamento indutivo que estava aberta há dez anos. A solução da MAHLE agora abre caminho para o lançamento abrangente e rápido dessa alternativa atraente ao carregamento sem fio para baterias e veículos elétricos e híbridos.
“A MAHLE está estabelecendo padrões. A decisão da SAE a favor de nossa tecnologia confirma a expertise de sistemas da MAHLE em eletrificação também. Isso será um forte impulso para a e-mobilidade”, afirmou Arnd Franz, Presidente do Conselho de Administração da MAHLE e CEO.

Campo magnético


O sistema de posicionamento DIPS (Differential Inductive Positioning System) da MAHLE representa uma mudança de paradigma no campo da e-mobilidade. Ele é baseado em um campo magnético e estabelece automaticamente uma conexão com o ponto de carregamento à medida que o veículo elétrico se aproxima.
Um sistema de navegação especial na tela do veículo auxilia o motorista à posicionar o carro no local ideal. É a partir daí que o processo de carregamento começa automaticamente. Isso também funciona com um veículo de estacionamento autônomo, no qual o sistema de estacionamento recebe as instruções de posicionamento necessárias em vez do motorista.


Graças ao exclusivo sistema de posicionamento da MAHLE, o processo de estacionar o veículo pode ser realizado de maneira fácil e reproduzível em uma única tentativa. Isso também se aplica a condições ambientais desfavoráveis, como cobertura de neve ou folhas molhadas na placa inferior.

Padronização em carregamento sem fio veicular


Para o carregamento sem fio de veículos elétricos, todos os componentes relacionados à infraestrutura e ao lado do veículo devem ser padronizados. Somente assim, os fabricantes de veículos e os provedores de infraestrutura podem oferecer uma solução ao mercado que garanta compatibilidade independentemente do fabricante. A MAHLE disponibilizará sua solução para toda a indústria por meio de um modelo de uma licença chamada FRAND (Fair, Reseable e Non Discriminatory ou, em português, Justas, Razoáveis e Não Discriminatórias).

Parcerias


A ampla aplicabilidade do sistema também possibilitará futuras aplicações móveis, como o carregamento por meio de bobinas de indução durante a condução. A MAHLE formulou este padrão em conjunto com a empresa Electreon Wireless.
Em termos de infraestrutura de carregamento, a MAHLE tem confiado há muito tempo no carregamento sem fio, que é uma alternativa conveniente e promissora para veículos elétricos. “Siemens e Witricity são dois parceiros fortes ao nosso lado com os quais estamos avançando conjuntamente no sistema completo de infraestrutura de carregamento e engenharia automotiva”, afirmou o Dr. Harald Straky, Chefe de Pesquisa Corporativa e Engenharia Avançada na MAHLE.
A SAE International reúne mais de 128.000 engenheiros e especialistas em tecnologia das indústrias aeroespacial, automotiva e de veículos comerciais. A SAE desenvolve padrões de tecnologia globais, incluindo a padronização do número de identificação do veículo.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações