Tecnologias de busca segmentada se expandem no Brasil
Buscadores de anúncios classificados têm facilitado cada vez mais a compra de passagens aéreas, comidas delivery, carros e até imóveis.
Desde o surgimento do Google, em 1998, a jornada de consumo em todo o globo passou por uma tremenda revolução.
Se antes a maioria dos consumidores precisava ligar para dezenas de lojas ou andar pela cidade;
Em busca de um produto específico, hoje é possível solucionar uma necessidade de compra com apenas alguns cliques.
Basta acessar a internet, digitar uma palavra ou frase e… voilà:
Uma página com diversas respostas de alta relevância é apresentada na tela do seu computador ou smartphone.
E não há limites de pesquisa: é possível procurar desde conteúdos para estudo ou entretenimento até produtos e serviços de qualquer segmento, incluindo hospedagem em hotéis, imóveis para locação, entre outras necessidades.
Inclusive, quem prefere uma pesquisa mais segmentada pode recorrer a grandes buscadores de anúncios classificados;
Como TripAdvisor (buscador de hotéis), iFood (buscador de comidas delivery), Decolar.com (buscador de passagens aéreas);
E sites de anúncios locais como o portal Chaves na Mão (buscador de veículos e imóveis a venda em Curitiba).
A tecnologia robusta do Chaves na Mão
O objetivo dos buscadores segmentados é ajudar o usuário a encontrar produtos, preços e condições de forma rápida, e fechar o melhor negócio conforme suas necessidades e disponibilidade de orçamento.
Para alcançar esse propósito, porém, é necessário contar com uma plataforma robusta, que seja capaz de suportar um grande número de informações em seu banco de dados e retornar respostas rápidas para diferentes tipos de pesquisa.
De acordo com Evandro Boeing, gestor de tecnologia do Chaves na Mão;
A utilização do banco de dados MySQL foi crucial para a estabilidade das buscas por imóveis e carros a venda em Curitiba. “Por ser disponibilizado com código aberto e diversos recursos avançados, o MySQL da Oracle Corporation é;
Sem dúvidas, a melhor e mais segura tecnologia para banco de dados web”;
Acrescenta Evandro.
Entre seus principais diferenciais estão o fator de memória — é a única base que permite armazenar até 8 terabytes de dados — e sua proteção por criptografia, que impede qualquer acesso não autorizado, garantindo a integridade e segurança das informações.
Não por acaso, empresas como Google, Facebook e YouTube utilizam o MySQL desde sempre.
Outras características tecnológicas do portal facilitam a localização de produtos
Ainda de acordo com Evandro Boeing, os portais de anúncios classificados como o Chaves na Mão;
Necessitam de tecnologias que permitam uma pesquisa rápida e precisa dentro da plataforma.
Exemplo disso é a Elasticsearch, uma solução de busca e análise alicerçada em uma linguagem extremamente avançada;
Que interpreta dados estruturados, não estruturados e temporais.
No Chaves na Mão, esse mecanismo é responsável por definir as respostas de busca com base em critérios como:
Tipo de anúncio (locação ou venda), finalidade do imóvel, bairro, marca e modelo do veículo, entre outros.
No entanto, para apresentar o conteúdo dessas respostas com rapidez e estabilidade, o Chaves na Mão também conta com a tecnologia CDN (sigla para Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo, em português).
Trata-se de um conjunto de redes descentralizadas, que hospedam informações específicas em servidores espalhados por todo o globo.
Dessa forma, é possível distribuir os conteúdos do portal de forma mais rápida;
Reduzindo a latência das transferências e aproveitando ao máximo a largura de banda do usuário.
A tecnologia permite que o usuário encontre, com facilidade, diferentes opções de imóveis e carros.
Todo esse planejamento já foi feito também para permitir o crescimento do portal que em breve estará se expandindo para outros estados.
Estratégias de SEO também fazem parte do “pacote tecnológico”
Para manter-se em constante crescimento e aumentar sua popularidade em todo o estado do Paraná;
O Portal Chaves na Mão vem investindo diferentes esforços em estratégias de SEO;
Que visam melhorar o posicionamento do site no Google.
Para Ricardo Prates Morais — consultor da agência de marketing digital emarket, contratada para conduzir o trabalho de marketing de conteúdo e link building para o Chaves na Mão —, essas estratégias são tão ou mais fundamentais quanto o SEO onpage.
“Hoje, podemos afirmar que o conteúdo e o link building correspondem por pelo menos 60%;
Senão mais, do que é preciso para indexar um site na primeira página do Google”, afirma Ricardo.