Home / Artigos / Azul inova ao utilizar o SITAONAIR tecnologia mundial da SITA

Azul inova ao utilizar o SITAONAIR tecnologia mundial da SITA

A Azul torna-se a 1ª das Américas a rastrear voos de minuto a minuto adotando o ADS-B da Aireon

A Azul Linhas Aéreas tornou-se a primeira companhia aérea das Américas a superar os modernos padrões de segurança de rastreamento de voo ao adotar recursos verdadeiramente globais, em tempo real a bordo das aeronaves, com o produto de alta qualidade da SITAONAIR, o AIRCOM® FlightTracker.

Jato Azul SITAONAIR

A operadora brasileira de baixo custo fez o upgrade para a avançada versão FlightTracker da SITAONAIR, que integra os dados fornecidos por meio do Space Based ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast) da AireonSM para o FlightAware®.

Isso dá à companhia aérea um conhecimento aprimorado da precisa posição, velocidade e altitude de suas aeronaves em voo, em qualquer lugar do mundo.

 

A SITAONAIR

Banner da SITAONAIR

A SITAONAIR ativou os recursos do FlightTracker na frota de A320s e A330s da Azul, Embraer 190 e 195s e ATR 72-600s.

Isso foi concluído em novembro de 2018, antes do lançamento oficial das recomendações da GADSS-Global Aeronautical Distress Safety System (Sistema Global Aeronáutico de Emergência e Segurança) da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil).

Com o sistema Aireon, a Azul excederá o padrão de 15 minutos da ICAO ao receber relatórios de posição das aeronaves com uma frequência padrão de pelo menos uma vez por minuto.

Já adotado por companhias aéreas que operam mais de 400.000 voos todos os meses, o AIRCOM® FlightTracker da SITAONAIR é um sistema de software baseado em terra que fornece a informação vital de posição global das aeronaves em tempo real, alertando as equipes de operações aéreas.

O aplicativo agrega os melhores dados de posição disponíveis a partir de uma variedade de fontes – incluindo dados de ponta Space Based ADS-B da Aireon, fornecidos pela FlightAware® – e unificados em uma única posição de aeronave.

Ele provê cobertura de rastreamento de voo em tempo real, mesmo nos pontos mais distantes do globo, incluindo áreas oceânicas e outras áreas remotas, sem modificações nas aeronaves.

E a densidade de cobertura só melhorou com o sistema Space Based ADS-B da Aireon.

Avião da Azul SITAONAIR

A Azul

 

Carlos Pellegrino, Diretor de OCC da Azul, afirma:

“Desde a fundação da Azul em 2008, as aplicações AIRCOM® da SITAONAIR foram a nossa primeira escolha para reforçar as operações de segurança de nossas companhias aéreas. Ao atualizar para a mais nova versão do FlightTracker da SITAONAIR, complementada com os dados Space Based ADS-B da Aireon da FlightAware®, podemos rastrear toda a nossa frota de forma aprimorada, fornecendo precisão operacional e seguindo as melhores práticas recomendadas pela ICAO”.

SITAONAIR no mundo

Dominique El Bez, vice-presidente de Produto e Estratégia da SITAONAIR, diz:

“Acreditamos realmente que o FlightTracker da SITAONAIR é a melhor solução no mercado e estamos muito orgulhosos de trabalhar com a Azul para ser a primeira nas Américas a ativar tecnologias de rastreamento de voo em tempo real com nossa inigualável solução”.

 

Fortalecer a eficiência

“Ao incorporar os Space Based ADS-B da Aireon, via FlightAware®, em nossa ferramenta pioneira, qualquer companhia aérea que utilize o AIRCOM® FlightTracker da SITAONAIR pode não apenas exceder a recomendação de 15 minutos de acompanhamento de voo da ICAO, mas também fortalecer sua eficiência operacional e de segurança em um espaço aéreo cada vez mais congestionado – fornecendo precisão, aumentando a conscientização e reforçando a segurança, minimizando assim os custos e respaldando a experiência a bordo do passageiro”.

O sistema de dados Space Based ADS-B da Aireon é hospedado na constelação de satélites Iridium® NEXT, que consiste de 66 satélites interligados de baixas órbitas terrestres com um adicional de 9 satélites em órbita servindo como reserva.

A constelação foi concluída em janeiro deste ano e deverá estar totalmente operante nas próximas semanas.

A Aireon fez uma parceria com a FlightAware® para fornecer rastreamento global de voos por meio dos produtos e parceiros da FlightAware®, como a SITAONAIR.
Para descobrir o AIRCOM® FlightTracker da SITAONAIR, confira nossos novos vídeos e nosso seminário on-line;

Descubra como você pode obter rastreamento de voo em tempo real com dados ADS-B baseados em espaço; baixe nosso whitepaper; ou explore www.sitaonair.aero

 

Sobre a SITA

 

A SITA é a provedora de TI para o setor de transporte aéreo. Hoje, a SITA faz negócios com quase todas as companhias aéreas e aeroportos do mundo.

Também fornece soluções de gerenciamento de fronteiras para mais de 40 governos.

É 100% de propriedade da indústria e impulsionado por suas necessidades.

Trabalhando com todas as partes interessadas, a SITA impulsiona o desenvolvimento colaborativo e a inovação em toda a comunidade de transporte aéreo.

Ajuda a indústria a obter eficiências operacionais e proporcionar uma jornada perfeita para os passageiros.

A SITA é uma das empresas com maior diversidade internacional e atende mais de 200 países e territórios.

Com uma forte presença local e escritórios em todo o mundo, a equipe de atendimento da SITA está no local em mais de 1.000 aeroportos que oferecem suporte.

Em 2017, a SITA teve receita consolidada de US $ 1,6 bilhão.

As subsidiárias e joint ventures da SITA incluem SITAONAIR, CHAMP Cargosystems e Aviareto.

Para mais informações em português, acesse o nosso blog CONEXÃO SITA.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*