Em tempos de vacas gordas e em outras oportunidades de anos anteriores eu jamais estaria redigindo um artigo neste conteúdo, mas pelos sinais de desaquecimento da situação sócio-econômica e dos cortes em diversos segmentos corporativos, o ano de 2015 não será definitivamente um dos melhores.
Saber ou estar preparado para esta ‘crise’ não é nada assim tão fora do normal e não tomará muito dos seus esforços, acredite. Basta alguns pequenos passos e rever alguns procedimentos que eram adotados em sua loja, empresas ou e-commerce. Estar devidamente preparado para o que pode vir de ‘pior’ é sem dúvidas o primeiro e mais importante passo a ser dado neste momento, não só para garantir a sobrevivência de seu negócio como principalmente dar aquela alavancada depois que esta maré ruim passar.
Tenha calma, agora não é a hora de descabelar e entrar em desespero, isto não irá levar a nada. O desespero só irá piorar a situação e criar no seu negócio apenas uma taxa única de sobrevida, e não é isto que desejamos não é mesmo?
A luz ao fim do túnel e a saída definitiva para os empreendedores e comerciantes é se protegerem e estarem devidamente preparados para o que pode ser o pior dos últimos 25 anos no comércio brasileiro em diferentes segmentos e afins.
Por favor, é lógico e cristalino está que este artigo não deve ser seguido como regra, trata-se apenas e tão somente de algumas dicas e orientações que foram levantadas ao longo de todo o acúmulo das minhas experiências e conhecimentos, bem como na troca de informações com diversos fabricantes e alguns lojistas de renome e sucesso. Este artigo, a priori visa buscar a reformulação de ‘conceitos e preceitos’, ou seja, trata-se de orientar a dar o primeiro passo na busca sólida de uma base forte para poder passar sorrateiramente por esta crise que já é anunciada em 2015 em centenas de segmentos corporativos.
Ficar só nas delongas e sem conteúdo não interessa-nos, afinal, já estamos quase carecas de tantos conselhos, além do mais, se isto fosse bom, não seriam despejados ao léo sem nenhuma substancia e de forma gratuita. Prepare-se, reveja, estude, seja ousado, inove mas JAMAIS saia da sua zona de conforto neste momento. Explicamos e orientamos, acompanhem:
O Primeiro e mais importante passo
Acredito que você, um bom e experiente empreendedor, já até tem conhecimento deste parágrafo ! Mas nunca é demais reforça-lo enfaticamente. O Passo e o pontapé inicial de todo o processo de preparação para a Crise de 2015, é e será o enxugue total e o cote drástico no grau de endividamento e responsabilidades financeiras.
Convenhamos, não importa quais ou o grau de esforço que isto será necessário, mas é preciso ser feito com toda sua força e conteúdo. Sua primeira providência é o corte geral nos custos operacionais e nos gastos. Reduza de todas as formas o seu grau de endivamento AQUI e AGORA !
Não entre em créditos rotativos, caixa livre com apoio de bancos, não pegue dinheiro emprestado e não tenha urgência para ter dinheiro em caixa, isto não é tão importante neste primeiro momento. As altíssimas taxas de juros e o tão ‘sonhado’ apoio do Banco Central não estão caminhando no sentido de trazer uma solução imediata para suporte e tão pouco parecem querer ou terem vontade para reduzir isto a um curto prazo. Enfim, tudo isto vem enfatizar a real necessidade de sair do sufoco e que lhe tira o fôlego para respirar a superfície nesta real aflição. Tenha sempre em mente que é melhor enxugar e ser tímido do que agressivo e ter responsabilidades fiscais ou financeiras que não sabe se irá soneguir saldá-las ao fim deste turno.
Ser realista e estar apto a passar pela queda de pedidos e vendas
Diante ao fato já consumado e devidamente previsto no final de meados de novembro de 2014, as vendas somam taxas de quedas constantes, principalmente em alguns segmentos (como este artigo não busca atenuar o segmento, falaremos apenas sobre genéricos). Particularmente acompanhei quase que ‘in loco’ o ramo de informática e senti na pele a aflição e o desespero de alguns velhos e renomados lojistas e comerciantes, estar preparado e aceitar a realidade já é um grande passo. Aqueles que comercializam produtos, serviços e mão-de-obra não essenciais, podem ser os que mais sentirão impacto.
Vale lembrar, que não é sua culpa, você não tem nenhuma parcela (talvez…?!) na situação sócio econômica do País e principalmente na queda abrupta das vendas e negócios, essa é uma retração clássica do consumismo e dos consumidores, é quase uma reação em cadeia: não se compra mais porque não se vende ! Então esteja preparado e tenha plena consciência do que estar por vir, uma queda de vendas generalizada.
Otimizar processos, rever quadro funcional e analisar o Mix de ofertas e Produtos
Pois é, sabe ! É meio complicadinho falar sobre tudo isto com exímia fonte de referência comercial e não se deixar levar pelos sentimentos. É triste ter que anunciar a redução e cortes no quadro funcional de colaboradores, de também, ter que deixar de comprar o estoque ou até mesmo repor alguns itens que antes eram vendidos. Mas se estamos aqui falando de Como se Preparar para a Crise de 2015, então sentimentos não devem ser inputados, pelo menos que sejam ignorados então.
Com a alta do dólar que hoje (dia 3 de março) passa a casa dos R$ 3.00, é praticamente inviável fazer algum ajuste ou previsão do que comprar ou não, do que manter ou não. Uma boa dica neste momento é olhar para o próximo trimestre e sentir em seu controle de vendas (os que você provalvemente já tem dos últimos 3 ou 4 meses) e sentir a queda de alguns itens. O que queremos dizer é que o corte deve ser feito, mas isto não é tão fácil assim quanto possa parecer.
Se você quer realmente se preparar para a Crise de 2015, uma dica valiosíssima aqui neste contexto é de rever imediatamente suas ofertas, seus produtos e claramente eliminar aqueles que não estão trazendo giro e estoque e também incluir nesta fatia de corte aqueles que não tem um lucro assim tão interessante.
Já falando em processo de otimização de colaboradores, reveja imediatamente seu quadro funcional. Será que aquela secretária é tão importante neste momento? Não seria interessante em contratar um vendedor técnico ao invés de um atendente de telefone? Bom, muita coisa deve ser revista e tome cuidado para não deixar sua folha de pagamento gorda e despreparada.
Ser criativo ousado, buscar soluções imediatas e estar presente no cenário do seu público alvo
Já mais que provado e publicado em diversas pesquisas, o Marketing é a alma do negócio e também o centro nervoso de toda espinha dorsal da sua empresa. Jamais se deixe levar por gatunos oportunistas que desejam fantasias e glórias fantasiosas de um marketing jogatino e cafajeste. Não caia em armadilhas neste momento, isto é de grande importância. Uma vez , em algum lugar do passado um velho amigo marketeiro me disse que para enfrentar qualquer crise é dar a cara a bater e mostrar que você está vivo e presente. Em outras palavras, não reduza agora (pelo menos nestes meses) seu investimento em marketing alegando vendas baixas ou cortes de custos. Tenha estratégica e seja ousado, de um crédito a sua imaginação.
Caso ainda não tem possua uma real estratégia de marketing digital é melhor parar e pensar seriamente em investir neste segmento, pois convenhamos, a mídia digital é muito mais mais barata do que o marketing chamado de convencional. Invista uma pequena gleba do seu recurso e não desanime, acompanhe os resultados.
E por fim, não menos importante é participar sempre que possível de eventos e de feiras (mas não se deixe levar também por alguns especuladores que prometem rios de retorno e um público fantasioso), mensure sempre a questão tão falada e conhecida: Custo & Benefício (neste caso como é corporativo, qual o retorno e prazo do investimento). Acerte no alvo e mostre que sua empresa está ‘passando’ pela crise de 2015.
“…Ousadia, inovação e perspicácia na medida correta é parte do segredo da próxima geração de sucesso e empreendedores que certamente passarão solidamente pela Crise de 2015 sem grandes saculejos e desfalques no capital. Estar preparado hoje não é mais questão de estar à frente, e sim uma real necessidade para sobreviver e se tornar mais forte… Ignorar o que estar por vir é apenas aumentar a taxa de sobrevida !” – Carlos Alexandre
Diante ao exposto, fico aqui já preparando um novo artigo e uma nova redação ! O mais importante bem que possuímos é a experiência de vida e as ideias, compartilhar é poder lançar sementes e aguardar por um futuro promissor e muito mais seguro à todos.
Na realidade deste ensejo, queria eu sem presunções e ser categoricamente enfático de não prever um futuro tão sombrio e avistar uma nuvem tão volumosa no cenário do comércio brasileiro, porém acredito e tenho plena certeza de que o jogo de cintura e a criatividade brasileira fará com que o empreendedorismo passe por este ano sem grandes confrontos financeiros e permaneça dentro do segmento global como destaque e referência, ao qual somos sempre lançados em fontes e referências. Estar preparado é o melhor a ser feito, é melhor pecarmos pelo excesso do que pela falta de zelo e cuidados.
Afinal certamente poderá ser decisivo para a sobrevivência do seu negócio nos tempos difíceis que vem por ai.