Home / Artigos / As vantagens de possuir certificação SSL ou TLS

As vantagens de possuir certificação SSL ou TLS

Por que ter um certificado SSL / TLS?

Como é de conhecimento de todos, a Internet reinventou a maneira como nos comunicamos, tornando-a imediata, mesmo que estejamos a quilômetros de distância.

cadeado segurança DigiCert

No entanto, apesar das facilidades que essa grande velocidade permite, como enviar e receber informações instantaneamente, ao longo do tempo têm surgido algumas questões que impedem os usuários de desfrutar desses benefícios sem preocupações.

 

A maioria dos usuários de Internet já ouviu esse termo, mas na realidade são poucos os que entendem a tecnologia por trás da segurança de nossas horas de navegação

Agora, são comuns roubos de informações e de identidades na web, além da ocorrência de inúmeras histórias de fraudes, simulações e chantagem que fazem com que as pessoas pensem duas vezes antes de fornecer suas informações pessoais, mesmo em sites conhecidos e confiáveis, já que, pela web, tudo é suscetível de ser “roubado”.

A todo momento, as páginas da web correm o risco de sofrer todos os tipos de ameaças.

 

O que é um certificado SSL / TLS?

Os certificados digitais são como a espinha dorsal da segurança da Internet.

Os certificados Secure Sockets Layer / Transport Layer Security (SSL / TLS), também conhecidos como certificados digitais, são utilizados para estabelecer uma conexão criptografada entre um navegador ou computador do usuário e um servidor ou site.

Eles também oferecem autenticação e identidade na web.

Ou seja, o certificado não só criptografa os dados para que outros não possam lê-los, mas estes certificados OV / EV também requerem uma forte validação da empresa usando o certificado emitido por uma autoridade, como é o caso da DigiCert, empresa global com soluções para segurança digital.

 

“Isso protege melhor os usuários da web, que podem verificar se o certificado foi emitido para a empresa correta.

Assim, a ligação deste tipo de certificado protege dados sensíveis, tais como informações de cartões de crédito, de serem interceptados por terceiros não autorizados, já que que são trocadas durante cada visita ou sessão.”

Diz Manuel Pavon Senior Channel, gerente da DigiCert para a zona Américas.

Logomarca Digicert

Esses certificados combatem ataques cibernéticos que ameaçam a integridade de qualquer site e de seus usuários, sejam eles particulares ou empresas.

Para combater esses riscos, existe uma série de protocolos que tornam um site completamente seguro. Este é o caso do certificado chamado SSL / TLS, que fornece comunicações seguras através de uma rede, gerando maior confiança para os usuários.

 

Criando uma conexão segura

Os certificados SSL / TLS emitidos pela DigiCert são uma tecnologia de segurança padrão para estabelecer uma ligação encriptada.

“De forma transparente para o usuário final, um processo chamado de “protocolo de enlace SSL” cria uma conexão segura entre um servidor web e um navegador web.

Três teclas são usadas para criar uma chave de sessão simétrica, que é então usada para criptografar todos os dados em trânsito entre o servidor, o navegador e o usuário”, explica Manuel Pavon.

 

Isso significa que:

1. O servidor envia uma cópia de sua chave pública assimétrica para o navegador.

2. O navegador cria uma chave de sessão simétrica e a criptografa com a chave pública assimétrica do servidor. Em seguida, a envia para o servidor.

3. O servidor decifra a chave de sessão criptografada usando sua chave privada assimétrica para obter a chave de sessão simétrica.

4. O servidor e o navegador agora criptografam e descriptografam todos os dados transmitidos com a chave de sessão simétrica.

Isso permite que um canal se torne seguro, pois apenas o navegador e o servidor têm acesso à chave de sessão simétrica, que é utilizado apenas para essa sessão específica.

Se o navegador se conectar ao mesmo servidor no dia seguinte, uma nova chave de sessão será criada.

Esta ferramenta de cibersegurança, praticamente obrigatória a partir de julho deste ano para o Google Chrome, é um certificado que faz com que qualquer site – como lojas online, blogs e fóruns da Internet – possa fornecer uma garantia da segurança das informações de seus usuários.

Se o Chrome encontrar um site que não tenha um SSL, ele será classificado como “não seguro”.

Com esta operação protocolo de segurança simples, o SSL / TLS permite que a comunicação entre dois sistemas ocorra de forma que roubos ou modificações de informações por terceiros sejam praticamente impossíveis. Isto é possível por meio de um sistema de algoritmos de criptografia que codificam os dados.

 

“Por que devo usar um certificado digital?

Há uma razão principal: a de estabelecer confiança e segurança online para os visitantes e os negócios do seu site. Essa segurança é baseada na criptografia de informações sigilosas, em conformidade com os padrões PCI, para comprovar a legitimidade do seu site, fortalecer sua identidade de marca e melhorar o posicionamento do SEO”, conclui Pavon.

Existem diversos tipos de certificados para a segurança de sites, criados para atender às necessidades de cada um.

Para saber qual é o mais conveniente, é indicado consultar um especialista.

 

Sobre a DigiCert

A DigiCert é uma provedora global líder em soluções de certificado digital para um mundo conectado.

As empresas mais inovadoras incluídas no Global 2000 escolhem a DigiCert por sua experiência em identidade e criptografia para servidores web e Internet das Coisas .

A DigiCert é compatível com SSL/TLS e outros certificados digitais para implementações de PKI em qualquer escala, por meio de sua plataforma de gerenciamento de ciclo de vida de certificados, CertCentral®.

A empresa foi reconhecida com dezenas de prêmios por sua plataforma de gerenciamento de nível corporativo, rápida e bem informada, atendimento ao cliente, e crescimento líder de mercado.

Para obter as últimas notícias e visite digicert.comou siga@digicert.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*