A AVG identificou as cinco maiores ameaças do cibercrime para 2011. Os dados foram apresentados pelo CEO da empresa, J.R. Smith, em seu blog, após breve análise sobre o ano que passou.
Indústria, governo e especialistas do mundo inteiro continuam firmes na tentativa de combater os criminosos. Ano passado, mais de 2,5 milhões de famílias dos EUA substituiram seus computadores depois que foram infectados com vírus.
Confira as cinco maiores ameaças previstas para o ano de 2011:
Cloud computing
A solução será adotada por mais empresas e consumidores no ano de 2011. Os hackers concentrarão suas atenções nestas nuvens repletas de informações passíveis de roubo.
Aplicativos
Enquanto houver bugs e os usuários não atualizarem regularmente os seus aplicativos, estes continuarão ameaçando sua segurança.
Pesquisa social
Buscadores como o Google apresentam, no resultado das pesquisas, conteúdos gerados em redes sociais. Os hackers podem criar contas falsas ou se apropriar de contas existentes para difundir links maliciosos que clicados podem contaminar o usuário.
Pequenas empresas
Os proprietários não mantêm políticas de segurança adequadas e nem medidas de controle que possam educar os trabalhadores para a segurança online.
Dispositivos móveis
Aparelhos sempre ligados e, acredita-se, menos protegidos do que um computador pessoal. Os usuários divulgam informações financeiras e dados pessoais, inclusive localização.