ABB lança software de otimização Plant Optimizer for Pulp Mills para plantas de papel e celulose, mirando produção mais resiliente e inteligente
A ABB lançou o ABB Ability™ Plant Optimizer for Pulp Mills, software que ajuda fábricas de celulose a sanar lacunas entre planejamento de produção e operações em tempo real. Projetado para a complexa produção interconectada de celulose, a solução permite aprimorar rastreabilidade, preservar estabilidade operacional e reduzir custos de produção em toda a fábrica de celulose.
Operar uma fábrica de celulose é buscar equilíbrio o tempo todo. Operadores e planejadores realizam dezenas de processos simultâneos, lidam com intercorrências repentinas, alterações de demanda e pressão por mais rendimento. Muitos sistemas são geridos em silos, e profissionais do segmento têm alta rotatividade. É cada vez mais difícil manter a visibilidade e agir rápido quando problemas surgem.
O Plant Optimizer for Pulp Mills foi projetado para dar insights em tempo real e suporte decisório para sanar problemas logo que surgem, ajustar a fabricação mais rápido e permitir às equipes focar nas tarefas de valor.

O ABB Ability™ Plant Optimizer for Pulp Mills permite coordenação em tempo real das atividades de planejamento e de operação em toda fábrica
Por décadas, a ABB tem atuado em parceria com empresas de papel e celulose para criar soluções sob medida de automação, eletrificação e digitalização. Após consolidar essa expertise, a ABB lança o Plant Optimizer for Pulp Mills, para enfrentar desafios em três grandes frentes da produção: rastreabilidade de ponta a ponta, otimização econômica e resiliência operacional.
Eleva índices de qualidade, eficiência, lucratividade ao permitir rastreabilidade de ponta a ponta, otimização dinâmica e tomada mais inteligente de decisões
Com a interligação das etapas da produção de celulose, mesmo pequenos desvios podem ter efeitos severos nos custos produtivos. O Plant Optimizer for Pulp Mills oferece visibilidade e ferramentas para tomar decisões mais rápidas e melhores em toda a fábrica. Com o rastreamento em tempo real do fluxo de materiais e das variáveis de qualidade, fica mais fácil identificar ineficiências, rastrear a causa de variações e implementar medidas corretivas antes que os problemas escalem. Grades de transições, diagnósticos por alarmes e relatórios customizáveis conferem mais padronização e disciplina operacional.
Permite a plantas enfrentar desafios, como infraestrutura envelhecida, rotatividade de profissionais e crescente complexidade operacional
Ao mesmo tempo, o software auxilia a superar o planejamento reativo ao permitir decisões dinâmicas baseadas em previsões. Utiliza as metas de maiores horizontes temporais do Manufacturing Execution System (MES) para criar planos semanais e diários de produção, que levam em conta os gargalos reais da operação. Modela cenários alternativos em caso de mudança de demanda, paradas, retomada e resolução de gargalos.
O software oferece insights para racionalizar custos e o uso de recursos.
Calcula set-points ideais e razões de produção — sob demanda e de forma contínua —, permitindo minimizar resíduos, elevar a produtividade a partir da base de dados existentes, tendo como resultado uma planta mais ágil e resiliente, adaptável, sem perda de qualidade e eficiência.
“Digitalização não é acesso a dados, é transformar complexidade operacional em ação clara e coordenada”, diz Sanjit Shewale, diretor global da divisão digital da ABB. “Com o Plant Optimizer for Pulp Mills, criamos uma solução que concilia planejamento e operação para que fábricas de celulose possam funcionar com mais eficiência e preparar as operações autônomas no futuro.”
O novo software agrega uma solução digital provada ao portfólio ABB Ability para a indústria de papel e celulose, reforçando o compromisso da ABB em ajudar o setor a extrair maior valor de seus ativos, enquanto avançam na transição energética e enfrentam a falta de qualificação.
A ABB
A ABB é líder global em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar sua experiência em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operar com alto desempenho, ao mesmo tempo em que se tornam mais eficientes, produtivas e sustentáveis para que tenham um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de ‘Engineered to Outrun’. A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.com
ABB’s Process Automation
É líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável. go.abb/processautomation
Fonte: https://new.abb.com/br/noticias/arquivo-de-noticias-do-brasil