Lá se foi disputa mundial cheia de controvérsias, de histórias e marcas, juntamente de recordes históricos que nós brasileiros teremos que amargar na lembrança enquanto vivermos. Uma copa mais parecendo um novo capítulo de ‘BBB – Big Brother’, onde câmeras e microcâmeras localizadas estrategicamente nos estádios captavam sensações e expressões que ofereciam cenários quase surreais em nossos televisores.
O Brasil parou, estagnado entre o desejo inerte de 200 milhões de viventes na esperança de chegar a apenas um título, o comércio naufragou, as vendas despencaram a números que não deveriam entrar nas estatísticas e balanços comerciais pelo fato simplesmente de serem totalmente atípicos.
Os Alemães levaram ‘nosso’ caneco, mas com ele foi-se também nossas angústias e amarguras por uma Argentina prepotente em seus cantares com jargões num tremenda zoeira. A Holanda morreu na praia e apenas sentiu o gostinho de chegar quase lá.
E agora? Resta-nos seguirmos em frente e continuarmos nossas investidas e rumos, almejando sempre a tão gloriosa ‘vitória’ frente ao Mercado. Está vitória já será galgada após o primeiro passo: sair à frente e seguir a tendência de consumo para este segundo semestre de 2014.
Não , não pense que será fácil e que as vendas devem agora recuperar as quedas das últimas semanas.
De um lado encontramos fabricantes e representantes cortando a grandes galopadas seus investimentos em marketing, enxugando custos e tentando suprir suas necessidades radicais de cifras positivas para um primeiro semestre atípico.
O consumidor final aguarda, acompanhando tudo na primeira fila e sabendo logicamente que o cenário de certo modo lhe será bastante positivo. Afinal seguindo a Lei da Oferta e procura e também do placar atual, estes mesmos fabricantes precisam a todo esforço continuarem ‘vivos’ no segmento rotativo que faz a roda virar no mercado brasileiro. O lado desta oferta é que surgirá novos e suculentos segmentos com novas oportunidades reais e uma luz ao fim do túnel que antes parecia não existir.
Uma boa oportunidade de sair a frente neste próximo semestre, é o segmento de portáteis e gadgets (que envolvem tablets, smartphones e acessórios). Ser ousado e acompanhar tendência é sinal de preocupação e zelo pelo cliente/consumidor, podendo inclusive abrir ou escancarar as portas da revenda/loja para a captação de novos clientes/consumidores, e isto não se pode desprezar não é mesmo?
A grande aposta já vem sendo cantada em pequenas estrofes com sonoros timbres desde o começo do ano, onde alguns fabricantes, que no Brasil eram conhecidos ‘somente’ por seus componentes High-End em hardware, planejavam e já pareciam saber desta guinada nos horizontes que surgia calmamente à frente: tablets, smartphones e ACESSÓRIOS ! E agora é o grande momento, bem oportuno, por sinal, para dar a volta por cima, sacudir a velha poeira e ousar no que já parece ser óbvio.
Não estamos falando que a venda de desktops e notebooks irão parar de vez, mas segundo pesquisas e estudos elaborados nos últimos anos apontam que os números só tendem a cair. E existe uma justificativa bem simples para isso: os usuários que já possuem um computador, dificilmente deverão realizar um upgrade (a menos pelo fato de dano físico) nos próximos meses, e os que não possuem, estes sim devem fazer girar com algum grau o cenário morno e realizarem algumas compras, porém investindo nas plataformas básicas e de entrada. Já os usuários e consumidores que já possuem uma plataforma qualquer, aguardam o momento para adquirir um bom e rápido sistema Android, seja eles através do Tablet, Fonepad ou os tão falados Smartphones. Inclusive tornando um poderoso aliado quando se fala em agilidade, portabilidade e comodidade.
Será que nossa teimosia, às vezes retrógrada, permitirá ousar, inovar?
Isso dependerá muito de caso a caso, mas não podemos ignorar e deixar apenas a bola rolar, já ‘fizemos’ isso antes e veja o resultado que chegamos ! Desastroso, assombroso e memorável amargo. Não podemos correr riscos ‘novamente’.
Outro fator que deu um verdadeiro ‘up’ neste segmento portátil foram as grandes empresas que seguindo suas irmãs internacionais já consumaram a tendência e hoje agregam a cada executivo (seja ele integrante de qualquer escalão dentro da empresa ou departamento) um bom Smartphone. Consequentemente as ‘menores’ acabaram seguindo e hoje fazem dos pequeninos sistemas Android, não mais um ‘it’, e sim uma poderosa e útil ferramenta de trabalho.
A sacada é acertar o alvo ! Algumas dicas, orientações e instruções passamos ! Restando por sua parte a ousadia e a coragem de acreditar e despontar no mercado.
Já ter um bom ponto em uma rua com milhares de ‘consumidores’ ou contar um pequeno quiosque ao centro do corredor de um shopping, além de serem uma oportunidade real de investimento, representam meio caminho do sucesso para todos que desejam investir e seguir a tendência para este próximo semestre. Necessitando tão somente e apenas, colocar os produtos na prateleira e aguardar pelo consumo aquecido e altamente rentável.
Um simples e rápido exemplo de quão interessante são estas cifras podem representar, citamos um case de silicone que é fornecido pelos distribuidores locais em diferentes cores, tamanhos e formatos, pelo valor médio de R$ 9,50 (fora IOF e custo operacional de entrega) e é vendido pelo valor de R$ 35,00. Fora isso, existem baterias, power bank, cartões auxiliares de memória, uma centena de cabos, etc. E tudo isso representa lucros, conversão fácil de venda e giro rápido de caixa.
Pense nisso ! Estude, pesquise e se for do seu agrado e interesse, invista. Os lucros são certeiros e bastante relevantes para se deixarem de lado. Agregue novo conteúdo na loja, as oportunidades estão ai, na frente do Gol !
Nos encontramos em breve, em um outro artigo, numa outra oportunidade !