Ter habilidades e experiências comprovadas é muito importante na hora da contratação – mas para se destacar é preciso ir além.
Um currículo bem feito e uma boa apresentação pessoal são importantes em uma entrevista de emprego – disso, todo o mundo sabe.
Porém, em conversa com os executivos brasileiros no IT Executive Summit 2017, evento realizado pela CompTIA com 17 líderes de tecnologia;
Ficou claro que outros fatores chamam a atenção na hora da contratação.
1 – Primeiramente, um currículo bem feito não necessariamente requer um documento recheado de conhecimentos técnicos em TI.
Por todas as possibilidades de crescimento que apresenta, a área de tecnologia atrai muita gente – pessoas que estão trocando de ramo de atuação ou em início de carreira.
Mostrar-se aberto a novos conhecimentos é uma postura valorizada diante desse cenário de constante mudança e aprendizado.
Candidatos autodidatas, com sede e ansiedade de crescimento, entusiasmam empregadores e tornam o ambiente mais vibrante.
2 – O raciocínio lógico também é prestigiado pelas empresas.
Conhecimentos sobre soluções específicas são importantes, claro, mas, por outro lado, isso pode ser limitador;
As plataformas propositalmente possuem diferenças, dependendo dos fabricantes.
Quem faz análises a partir de conceitos de base, então, sai na frente, por seguir uma linha de raciocínio que se flexibiliza e permite ações assertivas diante das situações.
3 – E se engana quem pensa que trabalhar com TI é estar isolado do resto da empresa, cuidando somente de tarefas feitas remotamente.
Os líderes procuram colaboradores que tenham espírito de equipe e sejam agentes integradores.
Afinal, todo mundo em uma empresa lida com tecnologia de alguma forma (nem que seja com seu próprio smartphone);
E para arraigar uma cultura de segurança da informação na comunidade interna de uma companhia, é preciso estar em diálogo com todos os setores.
4 – Para que essa conversa aconteça, é preciso saber trabalhar com o público.
Pessoas com habilidade de liderança podem constituir pontes e mover mudanças internamente;
E ainda tendem ganhar projeção para evangelizar públicos externos, de interesse da empresa.
5 – A tecnologia se difundiu tanto nos últimos 20 anos que todos entendem um pouco do assunto, mesmo que como usuários.
As áreas de negócio e TI traçam discussões que vão do que é necessário (tecnologicamente);
Para o que é possível (financeiramente).
Conhecer modelos de negócios pode enriquecer discussões entre esses dois universos e trazer novas soluções para a corporação.
A CompTIA, é a principal associação de tecnologia do mundo, com aproximadamente 2.000 empresas associadas;
3.000 parceiros acadêmicos e de treinamento;
Mais de 100.000 usuários registrados e mais de dois milhões de certificações de TI emitidas.
É a maior emissora de certificações vendor-neutral do mundo.
As certificações CompTIA são aceitas globalmente;
E atestam conhecimento em cloud computing, segurança da informação, Linux, redes e infraestrutura, entre outros.