Estima-se que a palavra empreendedor foi usada pela primeira vez em 1725 pelo economista irlandês Richard Cantillon. O termo vem do francês entrepreneur e é empregado para designar uma pessoa que tem a iniciativa de realizar coisas novas. Enquanto os conceitos de administração normalmente são associados às empresas, o conceito de empreendedorismo geralmente identifica pessoas que lideram, persistem, assumem riscos e fazem acontecer.
Um estudo do programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2018 apontou um aumento do empreendedorismo por oportunidade no Brasil. Entre os novos empreendedores brasileiros, mais de 60% disseram que abriram o próprio negócio por terem identificado uma oportunidade de mercado. É o melhor resultado desde 2014 e mostra um aumento gradativo ano após ano, segundo a pesquisa. Um dado que também chama a atenção é o crescimento do público jovem entre os novos empreendedores: de 2017 para 2018, a participação de pessoas de 18 a 24 anos subiu mais de 17%, considerando o número total de empreendedores.
Aos 26 anos, o catarinense Lucas Roslindo é um exemplo entre os jovens que buscam um lugar de destaque no mercado. Desde 2017 à frente da área comercial e de promoção do La/Belle Luxury Seafront, beach club com conceito premium, Lucas vem firmando seu nome na concorrida cena eletrônica de Balneário Camboriú (SC). Começou, por diversão, a assinar lista de convidados para casas noturnas, mas foi quando passou a trabalhar para o Grupo La/Belle que sua carreira deslanchou. Bem relacionado e carismático, o promoter ganhou espaço junto aos sócios do clube e por lá diversificou funções.
Recentemente o promoter assimilou ainda mais um ofício: o de DJ. Após anos ouvindo grandes artistas tocarem, Lucas poderá ser visto neste verão em ação também nas picapes. A notícia mais recente e inédita, porém, na carreira de Lucas é a estreia do La/Belle Praia Brava, que terá Lucas como sócio-proprietário, ao lado dos empresários Neto Mafra e Jordana Harger. A previsão de estreia do beach club é para a última semana de dezembro na Praia Brava, considerada um reduto badalado do litoral catarinense. O novo espaço oferecerá serviço de praia, com receitas que vão do sushi às pizzas gourmet, além de menu de drinks e opções em vinhos rosé e champanhes. O novo clube aposta nos sunsets ao som de música eletrônica e funk. O novo negócio tem investimento inicial de R$3 milhões e coloca o grupo La/Belle na direção contrária à crise.
O ramo do entretenimento movimentou mais de R$17 bilhões em 2018. Um levantamento feito pelo Sebrae, em abril, mostrou, no entanto, que a pandemia do coronavírus afetou 98% do mercado de eventos. O impacto provocado pela Covid-19 fica evidente, segundo o órgão, observando o faturamento do setor. Em comparação ao mês de abril do ano passado, grande parte dos entrevistados acreditavam na redução de pelo menos 76% do faturamento em abril de 2020. “Em um ano de pandemia e retração, tomamos o caminho inverso e estamos investindo firmemente em nosso segmento, através do La/Belle Praia Brava”, ressalta Lucas.
Promoter, DJ e agora dono de balada, Lucas prevê um número expressivo de pessoas passando pelo litoral catarinense neste fim de ano. “Com o turismo nacional valorizado em face da pandemia, este verão promete trazer muitos turistas a Santa Catarina. E o entretenimento surge como uma ferramenta para abraçar e gerar valor à rotina dos clientes’, conclui. Segundo o IBGE, até julho deste ano 716 mil empresas fecharam as portas no Brasil. Neste contexto, novas apostas empresariais fomentam a esperança de que dias melhores virão em 2021. Um jargão que nunca sai de moda entre os empreendedores diz que a atitude de uma pessoa determina sua altitude. A frase vale para os negócios e para a vida.
Mais informações: www.instagram.com/lucasrolsindo www.instagram.com/labellebrava www.instagram.com/labelle
Website: http://www.instagram.com/lucasroslindo